O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.
-
O que é?
Pela modalidade EaD, o Instituto Federal de Brasília oferta cursos de Formação Inicial e Continuada e cursos Técnicos Subsequentes.
As seleções são realizadas por meio de editais e são neles que todo o processo para concorrer às vagas é definido.
-
Quem pode utilizar este serviço?
CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE: qualquer cidadão que tenha o Ensino Médio concluído até o ato da matrícula pode participar do processo de seleção.
CURSOS FIC: qualquer cidadão pode participar do processo seletivo, desde que cumpridos os requisitos dispostos em edital.
-
Etapas para a realização deste serviço
-
Inscrição
O candidato se cadastra no sistema (processoseletivo.ifb.edu.br).
Canais de prestação
Web :Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponívelDirigir-se ao campus ofertante do curso.
Documentação
Documentação em comum para todos os casos-
Ampla Concorrência: não precisa entregar documentação.
Candidatos que optarem pela reserva de vagas (ações afirmativas)-
Pessoa com Deficiência (PD), oriundo de Escola Pública (EP), Autodeclarado Preto, Pardo ou Índio (PPI), Baixa Renda (até 1,5 salário mínimo por pessoa da família): o candidato deve preparar a lista de documentos disposto em edital que comprovem sua condição e levar no campus do curso escolhido no período de inscrições.
Tempo de duração da etapa
Até 30 minuto(s) -
-
Sorteio das Vagas
O sorteio das vagas é realizado no campus ofertante do curso.
Canais de prestação
Presencial :Os sorteios são realizados nos campi do IFB.
Tempo estimado de espera : Até 30 minuto(s)
Tempo de duração da etapa
Até 1 dia(s) útil(eis) -
Publicação do resultado do sorteio e convocação para matrícula em 1ª chamada
Se o candidato for sorteado, será convocado para matricular-se no campus do curso escolhido no período determinado no edital. Se não for sorteado na 1ª chamada, deve continuar acompanhando o processo seletivo pois, se ainda houver vaga, haverá o período para manifestação de interesse pela vaga, que ocorre de forma online por meio do site.
Canais de prestação
Web :Tempo de duração da etapa
Até 1 dia(s) útil(eis)
-
Inscrição
-
Outras Informações
Quanto tempo leva?Entre 16 e 30 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.
Informações adicionais ao tempo estimadoDe acordo com o cronograma do processo seletivo.
Este serviço é gratuito para o cidadão.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contatoTodos os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), Técnicos e Superiores de Graduação do IFB são gratuitos.
Nenhuma taxa ou mensalidade são cobradas.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato Reitoria ou Campi: https://www.ifb.edu.br/contato
Este é um serviço do(a) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoO usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na Lei nº 13.460/2017, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
- Urbanidade;
- Respeito;
- Acessibilidade;
- Cortesia;
- Presunção da boa-fé do usuário;
- Igualdade;
- Eficiência;
- Segurança; e
- Ética.
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoO usuário do serviço público, conforme estabelecido pela Lei nº 13.460/2017, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritárioTem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela Lei nº 10.048/2000.
- Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
- Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
- Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
- Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço