O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.
-
O que é?
É uma informação prestada às famílias sobre a faixa etária para a qual obras audiovisuais não se recomendam. São classificados produtos para televisão,
mercado de cinema e vídeo, jogos eletrônicos, aplicativos e jogos de interpretação (RPG). A ClassInd não substitui o cuidado dos pais - é fundamentalmente uma ferramenta que pode ser usada por eles. Por isso recomendamos que os pais e responsáveis assistam e conversem com os filhos sobre os conteúdos e temas abordados na mídia. -
Quem pode utilizar este serviço?
Qualquer cidadão ou empresa.
-
Etapas para a realização deste serviço
-
Apresentar requerimento
O solicitante deve apresentar requerimento específico para o tipo de produto a ser classificado, seguindo os modelos de formulários disponíveis digitalmente.
Para obter maiores detalhes sobre o procedimento para cada caso, assim como para modelos dos requerimentos, clique aqui
Canais de prestação
E-mail :classificacaoindicativa@mj.gov.br (exclusivo para jogos, aplicativos e RPG)
Web :Protocolo eletrônico - SEI - disponível em: Acesse o site
Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponívelclassificacaoindicativa@mj.gov.br
Documentação
Documentação em comum para todos os casosCinema comercial ou vídeo doméstico em mídia física-
Ficha Técnica de Audiovisual, preenchida digitalmente
-
Cópia integral do produto para ser analisada
-
Comprovante de pagamento da Condecine (para produtos estrangeiros em exibição no mercado doméstico)
Distribuição por Vídeo sob Demanda (VoD) (dispensável)-
Ficha Técnica de Audiovisual, preenchida digitalmente
-
Cópia integral do produto para ser analisada
-
Comprovante de pagamento da Condecine (para produtos estrangeiros em exibição no mercado doméstico)
Festivais e Mostras de Cinema (dispensável)-
Ficha Técnica de Audiovisual, preenchida digitalmente
-
Cópia integral do produto para ser analisada
-
Comprovante de pagamento da Condecine (para produtos estrangeiros em exibição no mercado doméstico)
Televisão Aberta-
Ficha Técnica de Audiovisual, preenchida digitalmente
-
Comprovante de pagamento da Condecine (para produtos estrangeiros em exibição no mercado doméstico)
Serviço de Acesso Condicionado (TV por assinatura) (dispensável)-
Ficha Técnica de Audiovisual, preenchida digitalmente
-
Comprovante de pagamento da Condecine (para produtos estrangeiros em exibição no mercado doméstico)
Jogos e aplicativos de distribuição em mídia física (DVD, Blu-ray, cartuchos, etc)-
Ficha Técnica de Jogo Eletrônico, disponível em: clique aqui
-
Sinopse do jogo
-
Cópia do jogo ou vídeo de gameplay abrangente com conteúdos pertinentes à classificação
Jogos e aplicativos de distribuição exclusivamente digital (download) (dispensável)-
Ficha Técnica de Jogo Eletrônico, disponível em: clique aqui
-
Sinopse do jogo
-
Cópia do jogo ou vídeo de gameplay abrangente com conteúdos pertinentes à classificação
Livros de RPG-
Ficha Técnica de RPG, disponível em: clique aqui
-
Sinopse do livro
-
Uma cópia integral do produto para ser analisada
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda -
-
Apresentar requerimento
-
Outras Informações
Quanto tempo leva?Entre 30 e 120 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.
Informações adicionais ao tempo estimadoSolicitações de urgência são aceitas conforme justificativa e disponibilidade do serviço.
Obras audiovisuais de longa duração (por exemplo, seriados com episódio que somam mais de cem horas de duração) podem requerer prazo adicional.
Este serviço é gratuito para o cidadão.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato- Telefone: (61) 2025-9061
- Endereço: Ministério da Justiça e Segurança Pública. Secretaria Nacional de Justiça. Departamento de Promoção de Políticas de Justiça. Coordenação de Classificação Indicativa. Esplanada dos Ministérios Bl. "T", 3º andar, sala 321 70.064-900 – Brasília-DF
- Correio eletrônico: classificacaoindicativa@mj.gov.br
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 8 às 18 horas
Este é um serviço do(a) Ministério da Justiça e Segurança Pública . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.
Validade do DocumentoSem validade.
Informações adicionais ao tempo de validadeVálido por tempo indeterminado
Legislação
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoO usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
· Urbanidade;
· Respeito;
· Acessibilidade;
· Cortesia;
· Presunção da boa-fé do usuário;
· Igualdade;
· Eficiência;
· Segurança; e
· Ética
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoAtendimento exclusivamente digital.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritárioNão se aplica.
- Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
- Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
- Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
- Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço