O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.
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O que é?
A qualificação de Dispositivos de Treinamento para Simulação de Voo (FSTD – Flight Simulation Training Devices) tem o objetivo de verificar suas características de desempenho e realismo, bem como classificá-lo nas categorias existentes. Somente dispositivos qualificados pela ANAC podem ser usados para gerar créditos de horas de voo em treinamento de pilotos e essa qualificação pode se dar de 3 maneiras distintas:
1ª) obtenção de certificado através de avaliação direta de cada equipamento pela ANAC;
2ª) por validação de certificados emitidos para cada equipamento por autoridade de aviação estrangeira;
3ª) através da validação de um certificado de Centro de Treinamento da Aviação Civil (CTAC) emitido por uma autoridade de aviação estrangeira, quando todos os FSTD constantes dessa validação são considerados consequentemente validados.
Essa página de serviços refere-se apenas aos 2 primeiros casos, já que o 3ª é tratado em página de serviço específica: Obter Validação para Centro de Treinamento de Aviação Civil Estrangeiro – RBAC 142 (CTAC estrangeiro).
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Quem pode utilizar este serviço?
O solicitante deve ser uma organização certificada conforme os RBAC nº 119, 141 ou 142, ou que esteja em processo de certificação. O solicitante também pode ser um órgão público.
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Etapas para a realização deste serviço
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Entrar em contato com a ANAC
A finalidade dessa etapa é esclarecer como é o processo de qualificação de FSTD. Dúvidas comuns: a taxa aplicável ao serviço, os requisitos técnicos aplicáveis ao FSTD, a documentação que deve ser enviada à ANAC, os prazos, dentre outros. O interessado pode contatar a ANAC por meio do FALE COM A ANAC. Essa fase não é obrigatória.
Canais de prestação
Web :Contato via FALE COM A ANAC
Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponívelEntre em contato pelo site Fale com a Anac ou pelo telefone 163.
Tempo de duração da etapa
Até 10 dia(s) corrido(s) -
Enviar documentação para a ANAC
O interessado encaminha à ANAC uma solicitação formal para o serviço, acompanhada de toda documentação requerida. Após o recebimento, conforme prazo estipulado, a ANAC analisará essa documentação e poderá solicitar esclarecimentos adicionais ao interessado.
Canais de prestação
Web :Ver casos específicos abaixo.
Para avaliação direta pela ANAC:
Web :Peticionamento Eletrônico SEI!, escolhendo o tipo de processo "Qualificação de FSTD: Inicial ou elevação de nível".
Para validação de qualquer tipo de FSTD:
Web :Peticionamento Eletrônico SEI!, escolhendo o tipo de processo "Qualificação de FSTD: Documental"
Caso o operador não possua acesso ao SEI:Para gerar a GRUDocumentação
Documentação em comum para todos os casos-
Verificar documentação necessária abaixo, conforme o caso específico.
Para avaliação direta pela ANAC:-
Carta de solicitação
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Formulário SEI 60-02
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Qualification Test Guide (QTG)
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Comprovante de pagamento de TFAC
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Manual de Sistema de gerenciamento da Qualidade (somente para novos operadores de FSTD)
Para validação de um Certificado de Qualificação estrangeiro:-
Carta com a solicitação para validação do FSTD;
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Formulário FORM 60-02;
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Comprovante de pagamento da TFAC aplicável;
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Certificado de Qualificação e relatório da última avaliação da autoridade primária;
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Lista dos testes de QTG rodados nos últimos 12 meses, assinada pelo gestor responsável do FSTD ou por um técnico do operador, atestando que foram verificados.
Custos
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De R$ 200,00 aR$ 14400,00
Para validação de Certificado de Qualificação estrangeiro:-
TFAC 010401R$ 200,00
Para avaliação direta pela ANAC – FTD 4 no Brasil:-
TFAC 010402R$ 1000,00
Para avaliação direta pela ANAC – FTD 5 e 6 no Brasil:-
TFAC 010403R$ 4000,00
Para avaliação direta pela ANAC – FTD 4, 5 e 6 em país estrangeiro:-
TFAC 010404R$ 8000,00
Para avaliação direta pela ANAC – FTD 7, FFS A, FFS B, FFS C e FFS D no Brasil:-
TFAC 010405R$ 12000,00
Para avaliação direta pela ANAC – FTD 7, FFS A, FFS B, FFS C e FFS D em país estrangeiro:-
TFAC 010406R$ 14400,00
Tempo de duração da etapa
Até 45 dia(s) corrido(s) -
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Disponibilizar o FSTD para inspeção da ANAC (se aplicável)
A ANAC realiza inspeção no FSTD para verificar se atende aos requisitos aplicáveis (não aplicável nos casos de validação de certificado estrangeiro).
Canais de prestação
Web :Para operadores com acesso ao SEI, peticionamento intercorrente no processo já em curso.
Para operadores sem acesso ao SEI:Documentação
Documentação em comum para todos os casos-
Até 5 dias antes da avaliação: Declaração de conformidade do FSTD requerida pelo RBAC 60.15(b)
Tempo de duração da etapa
Até 45 dia(s) corrido(s) -
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Receber o Certificado de Qualificação
Essa é a última fase do processo. A ANAC emite um Certificado de Qualificação de FSTD, especificando seu nível da qualificação, a validade e suas limitações.
Canais de prestação
Web :Para operadores com acesso à Intimação Eletrônica SEI!, através do processo já em curso.
Para operadores sem acesso ao SEI:
E-mail :Receberá e-mail de fstd@anac.gov.br
Tempo de duração da etapa
Até 5 dia(s) corrido(s)
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Entrar em contato com a ANAC
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Outras Informações
Quanto tempo leva?Em média 105 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.
Informações adicionais ao tempo estimado
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contatoQuaisquer dúvidas adicionais podem ser apresenteadas diretamente pelo sistema de manifestações da ANAC ou pelo telefone 163.
Este é um serviço do(a) Agência Nacional de Aviação Civil . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.
Validade do DocumentoVálido por 12mês(es)
Informações adicionais ao tempo de validadeA validade padrão é 12 meses, podendo ser de até 36 meses, a depender de critérios estabelecidos pela ANAC
Legislação
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoO usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
- Urbanidade;
- Respeito;
- Acessibilidade;
- Cortesia;
- Presunção da boa-fé do usuário;
- Igualdade;
- Eficiência;
- Segurança; e
- Ética
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoO usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritárioTem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.
- Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
- Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
- Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
- Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço