O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.
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O que é?
Para atuar na formação de pilotos, comissários de voo, mecânicos de voo, despachantes operacionais de voo e mecânicos de manutenção aeronáutica, a entidade deverá ser certificada junto à ANAC como Centro de Instrução de Aviação Civil - CIAC. As regras de certificação e requisitos operacionais para CIAC encontram-se no RBAC 141, na IS nº 141-004, IS nº 141-005, IS nº 141-006 e IS nº 141-007.
Seguindo as diretrizes da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), o processo de certificação de CIAC é dividido em 5 fases:
I. Contato Inicial
II. Solicitação Formal
III. Avaliação Documental
IV. Demonstrações e Inspeções
V. Certificação
Para cada fase são exigidos documentos específicos, que deverão ser protocolizados eletronicamente na ANAC.
- Clique aqui para Orientações referentes ao Protocolo Eletrônico;
- Clique aqui para acessar os modelos dos documentos exigidos;
- Clique aqui para orientações referentes a Centros de Instrução de Aviação Civil.
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Quem pode utilizar este serviço?
Pessoa jurídica que pretenda ministrar quaisquer dos cursos previstos nos RBAC nº 61 e 65 e no RBHA nº 63
O interessado será classificado entre 3 tipos, de acordo com sua intenção de operar, e sua classificação determinará os requisitos de operação:
- Tipo I: Desenvolverá exclusivamente instrução teórica e prática para os cursos que não envolvam instrução em aeronaves em voo; e instrução teórica para todos os outros cursos;
- Tipo II: Desenvolverá exclusivamente instrução prática em voo, incluindo treinamento de solo complementar; e
- Tipo III: Desenvolverá instrução em ambas as modalidades previstas para os CIAC Tipo 1 e 2.
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Etapas para a realização deste serviço
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Realizar Contato Inicial
Apresentação, pelo requerente, da intenção de certificação e recebimento de orientações para consecução do processo. A ANAC responderá à manifestação podendo determinar a realização de Reunião de Certificação – RC.
A RC entre a organização requerente e a ANAC tem por finalidade a explanação e/ou esclarecimento de dúvidas.
O agendamento é realizado com o FOP 400, através de processo específico no SEI (Certificação RBAC 141: Certificação Inicial 141) ou do Fale com a ANAC.
Canais de prestação
Web :Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponívelEntre em contato pelo site Fale com a Anac ou pelo telefone 163.
Web :Web :Caso tenha dúvidas em gerar a GRU, veja as orientações.
Documentação
Documentação em comum para todos os casos-
FOP 400 – Solicitação de reunião de certificação, que deverá ser encaminhado pelo Fale com ANAC, acessando a opção “solicitação” e criando seu cadastro no sistema.
Custos
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Certificação Inicial para CIAC tipo 2 ou 3 - TFAC 011001R$ 3000,00
Tempo de duração da etapa
Até 30 dia(s) corrido(s) -
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Realizar a Solicitação Formal
Apresentação dos documentos definidos na etapa 1.
Canais de prestação
Web :Documentação
Documentação em comum para todos os casos-
FOP 401 - Declaração de intenções do requerente;
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FOP 407 – Manual de Garantia da Qualidade – MGQ, exceto para CIAC que ministrar exclusivamente curso prático para piloto de balão livre, piloto de planador, piloto privado e/ou piloto aerodesportivo;
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Formulário de Análise de Impacto – FAI, acompanhado de cada manual ou programa afetado pela solicitação;
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FOP 402 - Documento de cadastro de pessoal da organização requerente;
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FOP 407 – Manual de instruções e procedimentos;
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FOP 407 – Programa de instrução para cada curso que será ministrado;
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Comprovante de pagamento da TFAC.
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Documentação comprobatória de todos os procedimentos estabelecidos em manuais e programas, contratos formais de treinamento, manutenção e outros serviços terceirizados, cartas de intenção ou outros documentos demonstrando acordos já firmados.
Se CIAC tipo 2 ou 3-
FOP 407 – Manual de Gerenciamento da Segurança Operacional – MGSO.
Tempo de duração da etapa
Até 30 dia(s) corrido(s) -
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Adequar documentação para cumprimento dos requisitos
Adequação, por parte do requerente, das não conformidades encontradas pela ANAC na avaliação de cumprimento dos requisitos regulamentares.
Canais de prestação
Web :Documentação
Documentação em comum para todos os casos-
FOP 409 – Resposta às não-conformidades processuais
Tempo de duração da etapa
Até 30 dia(s) corrido(s) -
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Receber inspeções e realizar demonstrações
Objetivo de avaliar a aderência dos procedimentos, equipamentos, instalações e facilidades propostos pelo requerente, na documentação apresentada nas fases anteriores, à realidade da organização.
Canais de prestação
Web :Documentação
Documentação em comum para todos os casos-
FOP 413 – Solicitação de Inspeção e/ou Demonstração;
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FOP 415 – Resposta às não-conformidades de inspeção;
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FOP 407, se necessários ajustes em manuais ou programas.
Tempo de duração da etapa
Até 60 dia(s) corrido(s) -
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Receber a certificação
Emissão do certificado de CIAC e das Especificações de Instrução – EI.
A certificação pode ser ainda consultada no Diário Oficial da União (DOU), no Protocolo Eletrônico SEI ou no sistema S141.
Com a publicação da Certificação no DOU, a empresa poderá iniciar a prestação dos serviços do CIAC conforme as autorizações e limitações contidas em suas EI.
Canais de prestação
Documentação
Documentação em comum para todos os casos-
Cópia do ato constitutivo do CIAC e suas alterações posteriores, se CIAC tipo 2 ou 3.
Tempo de duração da etapa
Até 30 dia(s) corrido(s) -
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Realizar Contato Inicial
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Outras Informações
Quanto tempo leva?Até 225 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.
Informações adicionais ao tempo estimadoO prazo para conclusão da fase pode variar, dependendo da agilidade da apresentação e precisão dos documentos e respostas da organização requerente à ANAC.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contatoPelo site Fale com a Anac ou pelo telefone 163.
Este é um serviço do(a) Agência Nacional de Aviação Civil . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.
Legislação
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoO usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
- Urbanidade;
- Respeito;
- Acessibilidade;
- Cortesia;
- Presunção da boa-fé do usuário;
- Igualdade;
- Eficiência;
- Segurança; e
- Ética
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoO usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritárioTem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.
- Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
- Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
- Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
- Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço