O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.
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O que é?
Obter certificado digital é um serviço que disponibiliza documento eletrônico como uma identidade eletrônica por conter, digitalmente, os dados da própria pessoa física ou jurídica. Como Autoridade Certificadora, o Serpro emite essa identificação virtual que permite troca segura de informações ao certificar a identidade do emissor e garantir integridade e confidencialidade da mensagem. Com procedimentos lógicos e complexos, o certificado digital confere validade e segurança em transações digitais.
São três tipos de certificados:
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Certificado tipo A1 tem validade de 1 (um) ano e, por ser um arquivo, pode ser instalado facilmente em vários computadores mediante cópia de segurança (backup) do arquivo;
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Certificado tipo A3, com validade de até 5 anos, é usado geralmente por meio de mídia criptográfica (token ou cartão USB) que precisa estar conectada em computador para cada uso. O certificado só pode ser baixado no token uma única vez e, em caso de perda da mídia, perde-se também o certificado digital.
- Certificado em Nuvem - SerproID diminui o risco dessa perda por estar armazenado na nuvem do Serpro e ser usado no smartphone. Pode ser instalado em vários computadores e vários celulares, mas, para cada uso, é encaminhado um pedido de autorização para o celular.
Qualquer pessoa que utilize o serviço “Obter certificação digital” pode se inscrever como conselheiro(a) para participar da avaliação dos serviços públicos. Uma vez cadastrados(as), receberão periodicamente formulário para respondê-lo e, se quiser, propor melhorias no serviço. É totalmente virtual, basta se cadastrar na Plataforma Virtual do Conselho de Usuários de Serviços Públicos e se voluntariar como Conselheiro em apenas um serviço ou em todos os serviços ao selecionar o Serpro. Clique aqui, seja um(a) conselheiro(a) e avalie este serviço!
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Quem pode utilizar este serviço?
Pessoa física
Pessoa Jurídica
Órgãos e entidades públicas (em todas as esferas)
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Etapas para a realização deste serviço
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Escolher tipo de certificação
O usuário deve consultar o serviço "Emissão de certificado digital" na Loja Serpro para verificar o certificado digital de acordo com seu perfil e o modelo de interesse.
Canais de prestação
Web :Tempo de duração da etapa
Atendimento imediato -
Iniciar a compra do certificado digital
Ao apertar o botão "Comprar", o usuário deve escolher entre duas modalidades de emissão do certificado digital: videoconferência ou presencial.
Canais de prestação
Web :Tempo de duração da etapa
Atendimento imediato -
Ser atendido por videoconferência
Para ser atendido por videoconferência, o usuário deve fornecer o seu CPF para validação da possibilidade desse atendimento, por exigir que o usuário tenha Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto, conforme Resolução nº 90 do Comitê Gestor da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP - Brasil.
Canais de prestação
Web :Tempo de duração da etapa
Atendimento imediato -
Acessar Área do Cliente Serpro
O usuário que for comprar por videoconferência deve criar ou acessar sua conta na Área do Cliente Serpro para iniciar o processo de solicitação do certificado digital, fornecendo inicialmente o CPF/CNPJ e o e-mail.
Canais de prestação
Web :Tempo de duração da etapa
Atendimento imediato -
Contratar o serviço
Após o acesso à Área do Cliente Serpro, o usuário deve seguir o fluxo de contratação e acessar a sala indicada pelo Serpro no dia e horário selecionado para os procedimentos de validação documental e da emissão do certificado digital.
Canais de prestação
Web :Custos
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O custo depende do perfil e do modelo do usuário que pode ser consultado napágina do serviço na Loja Serpro.
Tempo de duração da etapa
Entre 45 e 60 minuto(s) -
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Escolher tipo de certificação
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Outras Informações
Quanto tempo leva?Em média 2 dia(s) útil(eis) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.
Informações adicionais ao tempo estimadoCaso haja algum imprevisto no atendimento por videoconferência, o tempo de espera estimado para início do atendimento é de 25 minutos.
A partir do acesso à sala de videoconferência, pessoa física é estimado um tempo de 45 minutos e Pessoa jurídica é estimado um tempo de 60 minutos.
Para emitir um Certificado Pessoa Jurídica, é estimado um tempo de 60 minutos.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contatoPara solicitação de informações, fale com o Chat Online ou no formulário de mensagem eletrônica da página do serviço na Loja Serpro.
Para suporte, acione a Central de Serviços por meio dos canais:
Pessoas físicas ou jurídicas: formulário
Órgãos públicos: formulário
Agendamento: formulário
Clientes do SerproID: formulário
e-mail: css.serpro@serpro.gov.br
telefone: 0800 728 2323
Chatbot: (61) 2021 9100
Para reclamações ou sugestões, faça manifestação na Ouvidoria do Serpro.
Este é um serviço do(a) Serviço Federal de Processamento de Dados . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoO Serpro realiza, conforme os princípios expressos na Lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
· Urbanidade;
· Respeito;
· Acessibilidade;
· Cortesia;
· Presunção da boa-fé do usuário;
· Igualdade;
· Eficiência;
· Segurança;
· Ética.
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoO usuário do serviço público, conforme estabelecido pela Lei nº 13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritárioTem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela Lei nº 10.048/2000.
- Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
- Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
- Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
- Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço