O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.
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O que é?
Centro de Treinamento da Aviação Civil (CTAC) é a entidade autorizada pela ANAC a atuar na qualificação de pilotos já formados. Diferenciam-se dos Centros de Instrução da Aviação Civil (CIAC) pelo fato desses últimos serem orientados à formação de pilotos. Os CTACs podem estar localizados no Brasil ou em outros países. Além da qualificação dos pilotos, os CTACs também podem ser autorizados a atuar na qualificação de comissários de voo, mecânicos de voo, despachantes operacionais de voo e mecânicos de manutenção aeronáutica.
Os procedimentos e documentos necessários à obtenção de um Certificado de CTAC e suas Especificações de Treinamento são detalhados no documento IS (INSTRUÇÃO SUPLEMENTAR) nº 142-001, com a qual o interessado em obter a certificação deverá familiarizar-se e cuja versão atualizada é publicada na página da ANAC na internet. Essa publicação estabelece um meio de atendimento aos requisitos de certificação contidos no regulamento RBAC (REGULAMENTO BRASILEIRO DA AVIAÇÃO CIVIL) nº 142, que também pode ser encontrado na mesma página.
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Quem pode utilizar este serviço?
Pessoa jurídica que pretenda oferecer treinamentos como CTAC.
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Etapas para a realização deste serviço
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Obter Informações Prévias
Entrar em contato com o setor pertinente da ANAC informando-o de sua intenção em obter um certificado de CTAC. Este contato inicial pode ser realizado por meio de peticionamento eletrônico, carta, correio eletrônico, telefone, fax, visita (mediante agendamento prévio). Após o contato inicial é realizada a reunião de orientação prévia (ROP).
Canais de prestação
Web :Peticionamento eletrônico SEI!, escolhendo tipo de processo "Certificação de Centros de Treinamento: Certificação de CTAC"
Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponívelEntre em contato pelo site Fale com a Anac ou pelo telefone 163.
Caso o usuário não tenha familiaridade com o Peticionamento Eletrônico:Documentação
Documentação em comum para todos os casos- FOP-CT 101 (parte 1/3) SOLICITAÇÃO DE REUNIÃO DE ORIENTAÇÃO PRÉVIA - (parte 2/3) ESPECIFICAÇÕES DE TREINAMENTO - (parte 3/3) CURRÍCULO DE PESSOAL TÉCNICO E ADMINISTRATIVO.
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FOP-CT 102 CADASTRO DE PESSOAL TÉCNICO E ADMINISTRATIVO REQUERIDO DE CTAC.
Tempo de duração da etapa
Até 10 dia(s) corrido(s) -
Solicitar Formalmente a Certificação
Protocolar o Pacote de Solicitação Formal de certificação, composto da documentação devidamente preenchida.
Canais de prestação
Web :Peticionamento eletrônico SEI!, através do processo já em curso.
Documentação
Documentação em comum para todos os casos- FOP-CT 104 SOLICITAÇÃO DE CERTIFICAÇÃO DE CTAC.
- FOP-CT 102 CADASTRO DE PESSOAL TÉCNICO E ADMINISTRATIVO REQUERIDO DE CTAC.
- FOP-CT 107 ENCAMINHAMENTO DE MATERIAL - Declaração de Conformidade.
- FOP-CT 107 ENCAMINHAMENTO DE MATERIAL - MIP.
- FOP-CT 107 ENCAMINHAMENTO DE MATERIAL - PT.
- FOP-CT 107 ENCAMINHAMENTO DE MATERIAL - SGQ.
- FOP-CT 107 ENCAMINHAMENTO DE MATERIAL - SGSO.
Modo alternativo para cumprimento de requisito (se aplicável):-
FOP-CT 108 SOLICITAÇÃO DE MODO ALTERNATIVO PARA CUMPRIMENTO DE REQUISITO (se aplicável).
Resposta de Não-conformidades de Material Técnico e Outros Documentos (se aplicável):-
FOP-CT 125 RESPOSTA DE NÃO-CONFORMIDADES DE MATERIAL TÉCNICO E OUTROS DOCUMENTOS (se aplicável).
Tempo de duração da etapa
Até 14 dia(s) corrido(s) -
Corrigir não conformidades
Corrigir eventuais não conformidades apontadas pela ANAC na documentação enviada e responder através da protocolização da documentação adequada.
Canais de prestação
Web :Peticionamento eletrônico SEI!, através do processo já em curso.
Documentação
Documentação em comum para todos os casos-
FOP-CT 125 RESPOSTA DE NÃO-CONFORMIDADES DE MATERIAL TÉCNICO E OUTROS DOCUMENTOS (se aplicável).
Tempo de duração da etapa
Até 60 dia(s) corrido(s) -
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Demonstrar instalações e equipamentos.
Demonstrar durante inspeção da ANAC que as instalações e equipamentos descritos em sua solicitação estão instalados e operacionais.
Canais de prestação
Web :Peticionamento eletrônico SEI!, através do processo já em curso.
Documentação
Documentação em comum para todos os casos-
FOP-CT 123 RESPOSTA DE NÃO-CONFORMIDADES DE INSPEÇÃO DE CTAC (se aplicável)
Tempo de duração da etapa
Até 60 dia(s) corrido(s) -
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Receber a certificação
Obter o certificado de CTAC e as respectivas Especificações de Treinamento.
Canais de prestação
Web :Intimação Eletrônica SEI!, através do processo já em curso.
Tempo de duração da etapa
Até 5 dia(s) corrido(s)
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Obter Informações Prévias
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Outras Informações
Quanto tempo leva?Até 149 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.
Informações adicionais ao tempo estimadoO prazo para conclusão das fases pode variar, dependendo da agilidade da apresentação e precisão dos documentos e respostas da organização requerente à ANAC.
Este serviço é gratuito para o cidadão.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contatoPelo site Fale com a Anac ou pelo telefone 163.
Este é um serviço do(a) Agência Nacional de Aviação Civil . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.
Legislação
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoO usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes: Urbanidade; Respeito; Acessibilidade; Cortesia; Presunção da boa-fé do usuário; Igualdade; Eficiência; Segurança; Ética.
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoO usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritárioTem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000
- Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
- Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
- Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
- Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço