O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.
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O que é?
Consiste na promoção da assistência estudantil como direito de cidadania a estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica por meio de programas, projetos e ações de incentivo à permanência e conclusão do ensino superior com sucesso.
A Política de Assistência Estudantil tem a finalidade de ampliar as condições de acesso e permanência dos jovens na educação superior pública federal, o que implica no desenvolvimento de estratégias de inclusão social, democratização do acesso, permanência e formação acadêmica com qualidade, evitando a retenção e a evasão do estudante em situação de vulnerabilidade social e econômica.
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Quem pode utilizar este serviço?
Estudantes de graduação e da pós-graduação (mestrado e doutorado) da UnB em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
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Etapas para a realização deste serviço
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Inscrição
Para participar da Assistência Estudantil o estudante deverá preencher o cadastro único no SIGAA. Observar os prazos definidos em editais da Diretoria de Desenvolvimento Social (DDS).
Canais de prestação
Web :- O acesso se dará pelo sistema SIGAA com o login do estudante, utilizando-se de usuário e senha previamente cadastrados;
- Após o login o estudante deverá preencher o cadastro único no sistema;
- Indicar as opções de bolsas disponíveis.
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda -
Avaliação Socioeconômica
Os estudantes classificados como Participantes do Programa de Assistência Estudantil, caracterizados com perfil de vulnerabilidade socioeconômica, são elegíveis para acesso aos benefícios. Outras informações podem ser encontradas no portal da Diretoria de Desenvolvimento Social (DDS).
Canais de prestação
Web :No ato de inscrição o estudante deverá preencher o formulário de Avaliação Socioeconômica e anexar a documentação solicitada.
Documentação
Documentação em comum para todos os casos-
RG
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CPF
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Certidão de Nascimento (caso não possua RG)
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Certidão de óbito (casos de pai/mãe falecido(s) ou mantenedor do grupo familiar)
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Declaração de Imposto de Renda (maiores de 18 anos);
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Carteira de trabalho (maiores de 18 anos);
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Outros documentos podem ser necessários dependentemente do perfil do estudante, cuja lista pode ser acessada no site da Diretoria de Desenvolvimento Social (DDS).
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda -
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Inscrição
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Outras Informações
Quanto tempo leva?Não estimado ainda
Informações adicionais ao tempo estimado
Este serviço é gratuito para o cidadão.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato-
Darcy Ribeiro: dds@unb.br ou (61) 3107-2321/2315
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Faculdade do Gama - FGA: (61) 3107-8949
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Faculdade da Ceilândia - FCE: (61) 3107-8407
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Faculdade de Planaltina - FUP: (61) 3107-8244
Este é um serviço do(a) Fundação Universidade de Brasília . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.
Legislação
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoO usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
- Urbanidade;
- Respeito;
- Acessibilidade;
- Cortesia;
- Presunção da boa-fé do usuário;
- Igualdade;
- Eficiência;
- Segurança; e
- Ética.
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoO usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritárioTem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.
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- Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
- Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
- Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
- Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço