O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.
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O que é?
A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), diretamente vinculada à Reitoria, é o órgão responsável por dirigir e coordenar as ações de Assistência Estudantil na Universidade Federal do Piauí - UFPI conforme previstos nas diretrizes do Plano Nacional de Assistência estudantil (PNAES) regulamento pelo Decreto nº 7.234/2010 e seus substitutos. A PRAEC é constituída por: Coordenadoria de Assistência Comunitária (CACOM), Coordenadoria dos Restaurantes Universitários (CRU) e Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU). Os tipos de serviços ofertados são:
1) Bolsas e benefícios ao estudante: Os auxílios e benefícios disponibilizados pela PRAEC são obtidos por meio de editais próprios, cujas inscrições e análises são realizadas de forma online pelo Sistema Integrado da Assistência Estudantil (SINAE: https://nae.ufpi.br). As seleções de estudantes para os benefícios ocorrem anualmente, no primeiro semestre letivo, com possibilidade de abertura de inscrições no segundo semestre, conforme disponibilidade orçamentária.2) Atendimento ao estudante: A CACOM é a unidade que coordena as ações de assistência estudantil na UFPI. No Campus da UFPI em Teresina, a CACOM gerência e oferta os serviços: de Apoio Psicológico (SAPSI), de Apoio Pedagógico (SEPE), Social (SES), Odontológico (SEOD) e de Apoio à Amamentação (SAMA). Nos demais Campi da UFPI, os Núcleos de Assistência Estudantil (NAE) vinculados a CACOM/PRAEC coordenam as ações para descentralizar os programas e projetos do PNAES visando à melhoria das condições de aprendizagem dos estudantes.Mais informações podem ser obtidas no endereço eletrônico https://ufpi.br/praec, ainda no e-mail cacom@ufpi.edu.br ou ainda nos e-mails dos NAEs: nae.cshnb@ufpi.edu.br (Picos), naecafs@ufpi.edu.br (Floriano) e naebomjesus@ufpi.edu.br (Bom Jesus), no horário de funcionamento, que é de 08 às 12h e 14h às 18h.3) Atendimento ao estudante público-alvo da educação especial: O NAU é a unidade que fomenta as ações de inclusão e acessibilidade dos estudantes público-alvo da educação especial (PAEE) na UFPI, por meio da redução das barreiras de ordem pedagógica, arquitetônica, de comunicação, de informação e atitudinais e da oferta dos serviços: de Apoio Psicológico, Pedagógico e Social Coordena ainda a gestão do Laboratório de Acessibilidade e Inclusão (LACI), localizado na Biblioteca Comunitária Jornalista Carlos Castelo Branco em Teresina.Mais informações podem ser obtidas no endereço eletrônico https://nau.ufpi.edu.br/, no e-mail nau.praec@ufpi.edu.br ou ainda via mensagem de whatsApp no número (86) 98855-3397, no horário de funcionamento, que é de 08 às 12h e 14h às 18h. -
Quem pode utilizar este serviço?
Prioritariamente estudantes com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio vigente (1,5 salário mínimo), conforme Decreto Nº 7.234/10 do PNAES, regularmente matriculados em curso de graduação na modalidade presencial da UFPI.
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Etapas para a realização deste serviço
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Verificação do lançamento de editais de bolsas e benefícios ao estudante
As seleções de estudantes para os benefícios ocorrem anualmente, no primeiro semestre letivo, com possibilidade de abertura de inscrições no segundo semestre, conforme disponibilidade orçamentária.
Mais informações podem ser obtidas no endereço eletrônico https://ufpi.br/bolsas-ebeneficios-estudantis ou ainda no e-mail cacom@ufpi.edu.br, no horário de funcionamento, que é de 08 às 12h e 14h às 18h.
Canais de prestação
Presencial :Na PRAEC / Universidade Federal do Piauí, horário de funcionamento é de 08 às 12h e 14h às 18h.
Tempo estimado de espera : Até 1 hora(s)
Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponívelWeb :E-mail :cacom@ufpi.edu.br
Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponívelDocumentação
Documentação em comum para todos os casos-
São destinados exclusivamente aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica regularmente matriculados em cursos de graduação presencial da UFPI, conforme estabelecidos no Decreto nº 7.234/2010, Resolução CEPEX/UFPI N 319/2022 e os Editais da PRAEC.
Tempo de duração da etapa
Atendimento imediato -
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Verificação do lançamento de editais de bolsas e benefícios ao estudante
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Outras Informações
Quanto tempo leva?Atendimento imediato
Informações adicionais ao tempo estimado
Este serviço é gratuito para o cidadão.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contatoPró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários - 86 3215-5060 - praec@ufpi.edu.br
Este é um serviço do(a) Fundação Universidade Federal do Piauí . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoO usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
- Urbanidade;
- Respeito;
- Acessibilidade;
- Cortesia;
- Presunção da boa-fé do usuário;
- Igualdade;
- Eficiência;
- Segurança; e
- Ética.
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoO usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritárioTem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.
- Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
- Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
- Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
- Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço