O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.
-
O que é?
Se você deseja realizar um curso de graduação na Universidade Federal de Mato Grosso, você precisa, após aprovado em processo seletivo, matricular-se no curso escolhido por meio deste serviço.
O ingresso na UFMT pode ocorrer das seguintes formas:
ENEM - Através da nota do ENEM, com inscrição nas etapas indicadas no referido processo seletivo.
Compulsória - independe de vaga, e pode ser usufruído pelo Funcionário Público ou Militar e seus dependentes transferidos a pedido da União, Estados e Municípios.
Transferência facultativa - depende da disponibilidade das vagas, sendo publicado na página da UFMT, por meio de edital informativo, geralmente no mês de setembro.
Convênio cultural - são alunos estrangeiros, pertencentes a países com os quais a UFMT possui convênio de cooperação.
Ingresso por cortesia - é a receptividade pela comunidade universitária ao filho de Cônsul estrangeiro.
Dúvidas, dirija-se a: Coordenação de Administração Escolar/Gerência de Registro Escolar. Fone: (65)3615-6215. E-mail: gre_cae@ufmt.br.
-
Quem pode utilizar este serviço?
Cidadãos, Estrangeiros
-
Etapas para a realização deste serviço
-
Pré-Matrícula online pelo Sistema de Gestão de Ingresso
Realizar a Pré-Matrícula online pelo Sistema de Gestão de Ingresso disponibilizado em https://www.ufmt.br/ingresso.
(AMPLA CONCORRÊNCIA, L1, L2, L5, L6, L9, L10, L13, L14 e V3402)
Obs. Toda a documentação deverá ser enviada na forma de arquivos digitalizados (.pdf, .jpg ou .jpeg), de boa qualidade (sem cortes, rasuras ou emendas) e com todas as informações legíveis com tamanho máximo de 5Mb cada.
Canais de prestação
Documentação
Documentação em comum para todos os casos-
- Documento Oficial de Identidade
- Cadastro de Pessoa Física (CPF)
- Comprovante de residência
- Título de Eleitor e comprovante de votação da última eleição ou Certidão de Quitação Eleitoral (obrigatório para maiores de 18 anos)
- Certificado de alistamento militar/reservista, para candidatos do sexo masculino, maiores de 18 anos
- Certificado ou Diploma de conclusão do Ensino Médio
-
Documentos específicos para as cotas de ações afirmativas estão disponíveis em edital publicado na Central de Ingresso.
Tempo de duração da etapa
Até 1 dia(s) útil(eis) -
-
Comparecimento presencial para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas
Verificação da veracidade da autodeclaração dos candidatos pretos, pardos e indígenas.
Canais de prestação
Presencial :Tempo estimado de espera : Até 1 dia(s) útil(eis)
Documentação
Documentação em comum para todos os casos-
Autodeclaração disponível na Central de Ingressos, devidamente preenchida, a ser assinada na presença da Comissão de Heteroidenficação.
-
Em caso do candidato ser indígena, uma fotocópia do Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (RANI) ou uma Declaração de Pertencimento Étnico, em via original, assinada por três representantes da comunidade (cacique, professores, entre outros membros da comunidade, todos Indígenas), com nº de identidade, endereço e telefone de contato, disponibilizada no endereço www.ufmt.br/ingresso.
Tempo de duração da etapa
Até 1 dia(s) útil(eis) -
-
Comparecimento presencial, em datas estabelecidas no edital
Normalmente no início das aulas, para validação com o original dos documentos apresentados para comprovação da conclusão do ensino médio.
Documentação:
Certificado ou Diploma de Conclusão do Ensino Médio e o Histórico Escolar devidamente registrado.
Documentação disponível em edital publicado na Central de Ingresso.
Canais de prestação
Presencial :Campus de ingresso.
Tempo estimado de espera : Até 1 dia(s) útil(eis)
Tempo de duração da etapa
Em média 1 dia(s) útil(eis)
-
Pré-Matrícula online pelo Sistema de Gestão de Ingresso
-
Outras Informações
Quanto tempo leva?Até 1 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.
Informações adicionais ao tempo estimado
Este serviço é gratuito para o cidadão.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contatoCuiabá: Central de Atendimento UFMT - (65)3615-6215/8626Rondonópolis: Supervisão de Registro Escolar - (66) 3410-4006Sinop: Coordenação de Administração Escolar - (66) 3533-3122Araguaia: Supervisão de Registro Escolar - (66) 3402-0737Várzea Grande: Coordenação de Administração Escolar - (65) 3313-7253Horário de atendimento (local): das 08h às 11h30min e das 14h às 17h30min
Este é um serviço do(a) Fundação Universidade Federal de Mato Grosso . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.
Informações adicionais ao tempo de validadeConforme estabelecido em edital do Processo Seletivo, disponibilizado em https://www.ufmt.br/ingresso/.
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoO usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
- Urbanidade;
- Respeito;
- Acessibilidade;
- Cortesia;
- Presunção da boa-fé do usuário;
- Igualdade;
- Eficiência;
- Segurança; e
- Ética.
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoO usuário do serviço público, conforme estabelecido pela Lei nº 13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritárioTem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.
- Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
- Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
- Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
- Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço