O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.
-
O que é?
Consiste na vinculação do candidato selecionado em processo seletivo no curso de graduação de opção. Após o registro da matrícula o estudante terá acesso aos sistemas e serviços institucionais ofertados aos discentes da graduação, os quais são acessados presencialmente ou por meio de login e senha pessoal.
O registro é realizado após a apresentação da documentação completa e comprovação da ação afirmativa da modalidade de inscrição (quando for o caso), conforme exigido no edital do processo seletivo em que o candidato participou.
Importante destacar que não é permitida ao estudante matrícula simultânea em dois ou mais cursos de graduação ofertado por uma ou mais Instituições Públicas de Ensino Superior (IES) brasileiras, tampouco ser beneficiário de Bolsa PROUNI (Programa Universidade para Todos) e realizar matrícula em curso de graduação ofertado por IES pública brasileira.
O estudante que realizou matrícula inicial precisa comparecer as aulas em, pelo menos, um dos cinco primeiros dias letivos ou encaminhar justificativa de ausência à Secretaria Acadêmica, sob pena de perda do vínculo.
Estudantes oriundos dos processos seletivos regulares são matriculados nas disciplinas da primeira fase do currículo do curso. Caso queiram, podem realizar ajuste de matrícula no período informado pela UFFS.
Ingressantes por transferências ou retornos devem matricular-se, via sistema, nas disciplinas disponíveis durante o período de rematrícula e/ou ajuste de matrícula, nas datas constantes no calendário acadêmico vigente.
Nos semestres seguintes a rematrícula deve ser feita pelo estudante, via sistema, nos prazos do calendário acadêmico da graduação.
O processo de registro de matrícula é feito pelas secretarias acadêmicas dos campi nos formatos especificados nos editais de chamada.
Endereços dos campi e dados para contato:
- SECAC Chapecó: Rodovia SC 484 - Km 02, Fronteira Sul, Chapecó/SC. E-mail matriculas.ch@uffs.edu.br. Fone: (49) 2049-6419.
- SECAC Laranjeiras do Sul: Rodovia BR 158 - Km 405, Laranjeiras do Sul/PR. E-mail: matriculas.ls@uffs.edu.br. Fone: (42) 3635-0039.
- SECAC Realeza: Rodovia PR 182 - Km 466, Avenida Edmundo Gaievski, 1000, Realeza/PR. E-mail: matriculas.rl@uffs.edu.br. Fone: (46) 3543-8329 e 8313.
- SECAC Cerro Largo: Rua Jacob Reinaldo Haupenthal, 1.580, São Pedro, Cerro Largo/RS. E-mail: matriculas.cl@uffs.edu.br. Fone: (55) 3359-3959.
- SECAC Erechim: ERS 135 - Km 72, 200, Erechim/RS. E-mail: matriculas.er@uffs.edu.br. Fone: (54) 3321-7084 e 7068.
- SECAC Passo Fundo: Rua Capitão Araújo, 20, Centro, Passo Fundo/RS. E-mail: matriculas.pf@uffs.edu.br. Fone: (54) 3335-8515.
-
E-mail geral do processo seletivo: ps.uffs@uffs.edu.br.
Devido à pandemia da Covid 19 o atendimento está sendo realizado por e-mail e os procedimentos de registro da matrícula por meio de sistema.
-
Quem pode utilizar este serviço?
- Cidadãos, brasileiros ou estrangeiros
Requisitos necessários:
- Ser selecionado em processo seletivo da UFFS para a graduação
- Possuir Cadastro de Pessoa Física (CPF)
- Apresentar a documentação completa exigida no edital e comprovar a ação afirmativa referente à modalidade de inscrição (quando for o caso), conforme exigido no edital do processo seletivo em que o candidato participou
-
Etapas para a realização deste serviço
-
Ser convocado para matrícula
- Após inscrever-se e ser classificado em processo seletivo, o candidato aguarda a publicação do edital de convocação para registro de matrícula
- Ao ser convocado apresenta os documentos para registro de matrícula no formato, no prazo e horários especificados no edital. Inclui-se na apresentação a documentação necessária para comprovação das ações afirmativas
Canais de prestação
Presencial :O formato de apresentação dos documentos é definido nos editais do processo seletivo e pode ser:
- Presencial: realizada no campus de oferta do curso.
- Via internet: realizada por meio de sistema específico ou por e-mail.
- Os respectivos endereços, presenciais e eletrônicos, para apresentação dos documentos são divulgados nos editais de cada processo seletivo.
Tempo estimado de espera : Até 6 hora(s)
Documentação
Documentação em comum para todos os casos-
- A relação de documentos para registro de matrícula deverá ser verificada pelo candidato selecionado nos editais do processo seletivo em que participou.
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda -
Aguardar realização da análise documental para registro
-
Após a apresentação dos documentos, o candidato aguarda a análise dos setores/comissões que verificam o atendimento dos critérios da modalidade de inscrição
-
Em caso de indeferimento em algum dos critérios o candidato entra com recurso no prazo do edital
- Para candidato selecionado por transferência e retorno não é preciso comprovar critérios das ações afirmativas
- Atendidos os critérios, a matrícula é registrada no sistema da UFFS e o candidato se torna aluno regular
Canais de prestação
Presencial :O formato de apresentação dos documentos é definido nos editais do processo seletivo e pode ser:
- Presencial: realizada no campus de oferta do curso
- Via internet: realizada por meio de sistema específico ou por e-mail
- Os respectivos endereços, presenciais e eletrônicos, para apresentação dos documentos são divulgados nos editais de cada processo seletivo
Tempo estimado de espera : Até 6 hora(s)
Documentação
Documentação em comum para todos os casos-
- A relação de documentos para registro de matrícula deverá ser verificada pelo candidato selecionado nos editais do processo seletivo em que participou
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda -
-
Ser convocado para matrícula
-
Outras Informações
Quanto tempo leva?Não estimado ainda
Informações adicionais ao tempo estimado
Este serviço é gratuito para o cidadão.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contatoAtendimento realizado presencialmente, por e-mail e telefone:
- SECAC Chapecó: Rodovia SC 484 - Km 02, Fronteira Sul, Chapecó/SC. E-mail matriculas.ch@uffs.edu.br. Fone: (49) 2049-6419
- SECAC Laranjeiras do Sul: Rodovia BR 158 - Km 405, Laranjeiras do Sul/PR. E-mail: matriculas.ls@uffs.edu.br. Fone: (42) 3635-0039
- SECAC Realeza: Rodovia PR 182 - Km 466, Avenida Edmundo Gaievski, 1000, Realeza/PR. E-mail: matriculas.rl@uffs.edu.br. Fone: (46) 3543-8329 e 8313
- SECAC Cerro Largo: Rua Jacob Reinaldo Haupenthal, 1.580, São Pedro, Cerro Largo/RS. E-mail: matriculas.cl@uffs.edu.br. Fone: (55) 3359-3959
- SECAC Erechim: ERS 135 - Km 72, 200, Erechim/RS. E-mail: matriculas.er@uffs.edu.br. Fone: (54) 3321-7084 e 7068
- SECAC Passo Fundo: Rua Capitão Araújo, 20, Centro, Passo Fundo/RS. E-mail: matriculas.pf@uffs.edu.br. Fone: (54) 3335-8515.
- E-mail de informações: ps.uffs@uffs.edu.br.
Este é um serviço do(a) Universidade Federal da Fronteira Sul . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoO usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
- Urbanidade;
- Respeito;
- Acessibilidade;
- Cortesia;
- Presunção da boa-fé do usuário;
- Igualdade;
- Eficiência;
- Segurança; e
- Ética
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoO usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritárioTem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.
- Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
- Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
- Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
- Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço