O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.
-
O que é?
O curso de qualificação profissional, nos termos da Lei n° 9.394/1996 (LDB), alterada pela Lei n° 11.741/2008 e, ainda, pelo Decreto n° 8.268/2014, trata-se de curso de Educação Profissional e Tecnológica de livre oferta, destinado à formação de trabalhadores para ingresso ou reingresso no mundo do trabalho, para qualificação e atualização/aprimoramento profissional, e/ou para a elevação de escolaridade do trabalhador.
O curso será aberto à participação da população, ofertado de forma gratuita e desenvolvido consoante à capacidade de aproveitamento dos educandos e atenderá demandas específicas da comunidade do entorno de cada campus ou dos arranjos produtivos, sociais e culturais, em consonância com a realidade local e regional.
Poderá ser ofertado nas modalidades de ensino presencial ou a distância, em módulos ou sequencial, dependendo da especificidade da demanda apresentada. Os cursos poderão se enquadrar nas seguintes formas:
-Formação Inicial: compreende cursos que contemplam um conjunto de saberes que habilitam o egresso do curso FIC ao início do exercício profissional, associado ou não à elevação da escolaridade;
-Formação Continuada: compreende cursos de atualização profissional, que ampliam a formação inicial do trabalhador.
Quem pode utilizar: Jovens e adultos com idade superior a 14 (quatorze) anos. Os critérios de seleção são definidos nos editais divulgados pelas unidades do IFMG.
Etapas para realização do serviço: O serviço de matrícula em cursos FIC do IFMG, presencial ou à distância, é realizado por meio de requerimento submetido ao campus ofertante do curso, conforme edital relacionado.
Cursos FIC também são disponibilizados por meio da Plataforma +IFMG (mais.ifmg.edu.br) que reúne cursos à distância de diversas áreas do conhecimento. Neste caso o serviço de matrícula ocorre pela própria plataforma.
Após a matrícula, todos os discentes serão cadastrados pelo IFMG no Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec) e migrados para a Plataforma Nilo Peçanha (PNP).
-
Quem pode utilizar este serviço?
Cidadãos
-
Etapas para a realização deste serviço
-
Realizar matrícula em curso de Formação Inicial e Continuada
- Cursos da Plataforma +IFMG: acessar a plataforma https://mais.ifmg.edu.br/maisifmg/ e realizar seu cadastro e matrícula nos cursos que desejar.
- Cursos fora da Plataforma +IFMG: verificar o procedimento no edital de seleção ou no setor de extensão do campus/unidade ofertante do curso.
Canais de prestação
Presencial :Endereços físicos dos campi do IFMG que podem ser encontrados na nossa página: https://www.ifmg.edu.br/portal/sobre-o-ifmg/nossas-unidades
Tempo estimado de espera : Até 1 hora(s)
Web :Endereço eletrônico do IFMG: www.ifmg.edu.br
Plataforma +IFMG: www.mais.ifmg.edu.brMecanismos para a consulta pelos usuários acerca das etapas, cumpridas e pendentes, para a realização do serviço solicitado: para cursos da Plataforma +IFMG: por meio do link https://mais.ifmg.edu.br/maisifmg/ Para outros cursos: conforme etapas do edital de seleção ou no setor de extensão do campus/unidade ofertante do curso.
Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponívelNa indisponibilidade do sistema entrar em contato com o setor de extensão do campus/unidade ofertante do curso, pelo e-mail suporte.mais@ifmg.edu.br .
Documentação
Documentação em comum para todos os casos-
Requerimento de Matrícula;
Documento de Identidade;
CPF;
E-mail.
Tempo de duração da etapa
Até 2 dia(s) útil(eis)
-
Realizar matrícula em curso de Formação Inicial e Continuada
-
Outras Informações
Quanto tempo leva?Entre 2 e 7 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.
Informações adicionais ao tempo estimado
Este serviço é gratuito para o cidadão.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato- Reitoria: PROEXC - telefone: (31) 2513-5135 - e-mail: proex@ifmg.edu.br . Site: https://www.ifmg.edu.br/portal/extensao/informacoes-gerais ou https://mais.ifmg.edu.br/maisifmg/
- Campus: Setor de Extensão de cada Campus. Contatos em https://www.ifmg.edu.br/portal/sobre-o-ifmg/nossas-unidades.
Para acionar a Ouvidoria, faça o registro de manifestação pelo Fala.BR. Antes de registrar o seu pedido no Fala.BR, verifique se a informação que você deseja já não está disponível no nosso site ou através dos contatos indicados acima.
Este é um serviço do(a) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoO usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
- Urbanidade;
- Respeito;
- Acessibilidade;
- Cortesia;
- Presunção da boa-fé do usuário;
- Igualdade;
- Eficiência;
- Segurança; e
- Ética.
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoO usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritárioTem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.
- Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
- Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
- Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
- Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço