O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.
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O que é?
O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo que define a área - recorte territorial - a ser trabalhada prioritariamente pelo Ministério do Turismo no âmbito do desenvolvimento das políticas públicas. Além disso, os municípios são categorizados no intuito de identificar o desempenho da economia do setor nos municípios a partir de cinco variáveis cruzadas em uma análise de cluster. Elas deram origem a cinco categorias (A,B,C,D e E) diretamente relacionadas à economia do turismo: a) Quantidade de Estabelecimentos de Hospedagem – fonte: Relação Anual de Informações Sociais –RAIS 2017; b) Quantidade de Empregos em Estabelecimentos de Hospedagem – fonte: Relação Anual de Informações Sociais –RAIS 2017; c) Quantidade Estimada de Visitantes Domésticos – fonte: Estudo de Demanda Doméstica 2012 - MTur/FIPE; d) Quantidade Estimada de Visitantes Internacionais – fonte: Estudo de Demanda Internacional 2017 - MTur/FIPE; e) Arrecadação de Impostos Federais a partir dos Meios de Hospedagem – fonte: Secretaria de Receita Federal 2017 – Ministério da Economia. Essas informações estão disponíveis no sitio eletrônico (www.mapa.turismo.gov.br).
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Quem pode utilizar este serviço?
Órgãos e entidades públicas;
Estados, Regiões e Municípios;
Cidadãos e Público em geral.
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Etapas para a realização deste serviço
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Pesquisar por Regiões Turísticas ou Municípios categorizados.
Selecionar os campos disponíveis para consulta: (Macrorregião, UF, Região Turística, Município e Categoria). Após selecionar os campos desejados, clique na opção pesquisar. Após pesquisar, o sistema abrirá duas opções: a) no mapa ilustrativo, o município selecionado, será destacado, clique para visualizar as informações; e b) a opção de efetuar o download em PDF.
Canais de prestação
Web :Web :Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponívelAguardar a normalização do sistema inoperante.
Tempo de duração da etapa
Atendimento imediato -
Emitir Certificados.
A pesquisa poderá ser realizada através da seleção dos campos disponíveis para consulta em “Regiões Turísticas”: (Macrorregião, UF, Região Turística, Município). Após selecionar os campos desejados, clique na opção pesquisar. O município selecionado, será destacado, clique no município e no certificado digital desejado. Ao clicar na opção, o sistema gerará um arquivo em download para impressão.
Canais de prestação
Web :Web :Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponívelAguardar a normalização do sistema inoperante.
Tempo de duração da etapa
Atendimento imediato -
Gerar Relatório.
A pesquisa poderá ser realizada através da seleção do campo “gerar relatórios comparativos”. Após selecionar os campos desejados, clique em pesquisar, o sistema gerará um arquivo em PDF. Outra opção é: “relatório de composição de regiões e municípios compostos por sua Unidade Federativa”, ao clicar em uma das opções “Região Turística” ou “Municípios Categorizados”, sem selecionar nenhum campo e clique em pesquisar. Após o sistema validar as informações, clique em efetuar download em PDF.
Canais de prestação
Web :Web :Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponívelAguardar a normalização do sistema inoperante.
Tempo de duração da etapa
Atendimento imediato
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Pesquisar por Regiões Turísticas ou Municípios categorizados.
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Outras Informações
Quanto tempo leva?Atendimento imediato
Informações adicionais ao tempo estimadoNão possui.
Este serviço é gratuito para o cidadão.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contatoCoordenação-Geral de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento Turístico - CGDTUR
Telefone: (61) 2023.7264.
E-mail: regionalizacao@turismo.gov.br
Este é um serviço do(a) Ministério do Turismo . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.
Validade do DocumentoVálido por 1ano(s)
Legislação-
1) Portaria MTur nº 41, de 24 de novembro de 2021 - Consolida e atualiza as normas sobre o Programa de Regionalização do Turismo, a Categorização dos Municípios do Mapa do Turismo Brasileiro e o Mapa do Turismo Brasileiro, além de estabelecer os critérios, as orientações, os compromissos, os procedimentos e os prazos para a composição.
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoO usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
- Urbanidade;
- Respeito;
- Acessibilidade;
- Cortesia;
- Presunção da boa-fé do usuário;
- Igualdade;
- Eficiência;
- Segurança; e
- Ética
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoO usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº 13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritárioTem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.
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- Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
- Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
- Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
- Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço