O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.
-
O que é?
O Encceja é direcionado aos jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos em idade própria.
O Exame é aplicado pelo Inep, mas a emissão do certificado ou a declaração de proficiência é responsabilidade das Secretarias Estaduais de Educação e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que firmam Termo de Adesão ao Encceja. -
Quem pode utilizar este serviço?
Cidadãos
Pessoa com mais de 18 anos de idade que realizou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), a partir de 2017 e escolheu o Ifes como instituição certificadora, pode ver neste serviço como solicitar o certificado ou a declaração de proficiência.
-
Etapas para a realização deste serviço
-
Solicitar Certificado ou Declaração Parcial
Para solicitar Certificado ou Declaração Parcial de Proficiência, leia o edital publicado anualmente pelo IFES
Canais de prestação
Web :Leia o edital publicado anualmente pelo IFES disponível em:
Tempo de duração da etapa
Até 10 dia(s) corrido(s) -
Imprimir Certificado ou Declaração Parcial de Proficiência
Após fazer o requerimento, conforme o edital, acesse a página do Ifes para imprimir seu Certificado ou Declaração Parcial de Proficiência
Canais de prestação
Web :Documentação
Documentação em comum para todos os casos-
Descrita no edital
Tempo de duração da etapa
Entre 30 e 60 dia(s) corrido(s) -
-
Solicitar Certificado ou Declaração Parcial
-
Outras Informações
Quanto tempo leva?Até 5 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.
Informações adicionais ao tempo estimado
Este serviço é gratuito para o cidadão.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contatohttps://www.ifes.edu.br/certificacao-do-ensino-medio
Este é um serviço do(a) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoO usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
- Urbanidade;
- Respeito;
- Acessibilidade;
- Cortesia;
- Presunção da boa-fé do usuário;
- Igualdade;
- Eficiência;
- Segurança; e
- Ética
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoO usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritárioTem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.
- Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
- Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
- Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
- Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço