O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.
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O que é?
Emitir a certidão da Secretaria do Patrimônio da União SPU que autoriza a transferência de imóveis da União nos cartórios competentes. A certidão tem prazo de validade de 90 dias da data de sua emissão, podendo ser novamente emitida dentro desse prazo.
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Quem pode utilizar este serviço?
Pessoa física ou jurídica:
que tenha calculado o laudêmio, emitida a Ficha de Cálculo de Laudêmio - FCL e pago o DARF de laudêmio correspondente, exceto se transações não onerosas, que não exigem essas providências.
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Etapas para a realização deste serviço
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Preencher os dados para a remissão da Certidão
Acesse o serviço no Portal da SPU e selecione o Tipo de Transação, informe número do RIP e número da Ficha de Cálculo de Laudêmio - FCL e clique em OK.
Canais de prestação
Web :Tempo de duração da etapa
Atendimento imediato -
Visualize e emita a Certidão de Autorização para Transferência
Visualize a a Certidão de Autorização para Transferência, imprima ou salve o documento.
Canais de prestação
Web :Tempo de duração da etapa
Atendimento imediato
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Preencher os dados para a remissão da Certidão
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Outras Informações
Quanto tempo leva?Atendimento imediato
Informações adicionais ao tempo estimadoGentileza, tente mais tarde.
Este serviço é gratuito para o cidadão.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contatoDúvidas: iniciar serviço Enviar Fale Conosco à SPU
Endereço: Esplanada dos Ministérios Bloco 'K'
Brasília/DF
CEP 70.046-900
Este é um serviço do(a) Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.
Legislação
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoO usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
- Urbanidade;
- Respeito;
- Acessibilidade;
- Cortesia;
- Presunção da boa-fé do usuário;
- Igualdade;
- Eficiência;
- Segurança; e
- Ética
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoO usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritárioTem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.
- Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
- Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
- Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
- Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço