O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.
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O que é?
Curso de Atendimento ao Turista, 100% online e gratuito, com carga horária total de 80 horas e certificado de conclusão validado pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro e Ministério do Turismo.
Destinado a cidadãos com idade a partir de 15 anos e que, preferencialmente, tenham concluído o ensino fundamental.
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Quem pode utilizar este serviço?
Cidadãos que, preferencialmente, tenham concluído o ensino fundamental, com idade igual ou superior à 15 (quinze) anos.
Deverá ser cursado por meio de dispositivo eletrônico com acesso à internet. Efetuar a inscrição, iniciar o curso, concluir e emitir o certificado.
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Etapas para a realização deste serviço
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Efetuar inscrição como aluno para realizar o curso online
O cidadão deve acessar o endereço eletrônico bba.turismo.gov.br.
Efetuar a inscrição com o preenchimento do cadastro e iniciar imediatamente o curso.
Canais de prestação
Web :PARCERIA COM O MTUR
Instituições públicas e privadas podem ser parceiras do MTur e cooperar para o sucesso da política de qualificação no turismo, gerenciando a oferta do curso em sua região, no endereço eletrônico: bba.turismo.gov.br/representante
Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponívelDúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail: pea@turismo.gov.br
Pela página oficial do Ministério do Turismo: https://www.gov.br/turismo/pt-br/acesso-a-informacao/perguntas-frequentes/brasil-bracos-abertos
Documentação
Documentação em comum para todos os casos-
Não é necessário apresentar nenhum documento de comprovação.
Custos
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GratuitoR$ 0,00
Tempo de duração da etapa
Atendimento imediato -
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Realizar o curso online
O aluno deverá acessar todo o conteúdo do Curso de Atendimento ao Turista que é organizado em quatro módulos: Introdução; Atendimento; Comunicação e Transversal.
Deverá concluir o curso até 30/12/2022. Após esse prazo o acesso ao curso será desativado.
Canais de prestação
Web :Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponívelDúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail: pea@turismo.gov.br
Pela página oficial do Ministério do Turismo: https://www.gov.br/turismo/pt-br/acesso-a-informacao/perguntas-frequentes/brasil-bracos-abertos
Tempo de duração da etapa
Atendimento imediato -
Emitir o certificado do curso concluído
O certificado somente estará disponível após o aluno concluir todo o conteúdo do curso e informar o seu CPF.
O certificado não precisa de assinatura manual. A plataforma tecnológica verifica a autenticidade do documento pelo botão "Validar". Ele é reconhecido pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro e pelo Ministério do Turismo, sendo válido como curso de extensão de 80 horas.
Canais de prestação
Web :Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponívelDúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail: pea@turismo.gov.br
Pela página oficial do Ministério do Turismo: https://www.gov.br/turismo/pt-br/acesso-a-informacao/perguntas-frequentes/brasil-bracos-abertos
Tempo de duração da etapa
Atendimento imediato
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Efetuar inscrição como aluno para realizar o curso online
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Outras Informações
Quanto tempo leva?Atendimento imediato
Informações adicionais ao tempo estimadoOferta 2021/2022
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contatoContato do serviço para dúvidas:
E-mail - pea@turismo.gov.br
Este é um serviço do(a) Ministério do Turismo . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.
Informações adicionais ao tempo de validadePrazo para inscrição e início do curso: 30/04/2021 a 30/12/2021.
Prazo para concluir o curso: 30/04/2021 a 30/12/2022.
Legislação-
Portaria MTur nº 45, de 12 de março de 2018.
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoO usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
- Urbanidade;
- Respeito;
- Acessibilidade;
- Cortesia;
- Presunção da boa-fé do usuário;
- Igualdade;
- Eficiência;
- Segurança; e
- Ética
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoO usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº 13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritárioTem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.
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- Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
- Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
- Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
- Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço