O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.
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O que é?
Doação de sangue é o processo pelo qual um doador tem seu sangue coletado para armazenamento em um banco de sangue ou hemocentro para um uso subsequente em uma transfusão de sangue. Impedimentos para a doação: Gravidez ou amamentação; doença de Chagas; hepatite após os 11 anos de idade; diabetes; hipertensão; comportamento de risco para infecção pelo vírus HIV; ingestão de bebida alcoólica há menos de 12 horas da doação; ter doado há menos de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres; ter feito tatuagem ou piercing há menos de um ano; possuir piercing na boca ou na língua. Candidatos que tiverem sintomas gripais, rinite, sinusite podem voltar a doar após 15 dias a depender da normalização do quadro de saúde. Candidatos que tiveram contato com pessoas com COVID-19 no período de transmissibilidade são considerados inaptos por 7 dias. Candidatos com diagnóstico confirmado de COVID-19 estão inaptos por 10 dias após completa recuperação. Candidatos que tomaram a vacina da COVID ficam inabilitados à doação , o período é variável a depender do tipo de vacina. Algumas medicações impedem de doar, viagens para regiões endêmicas ou com outras epidemias confirmadas (nacionais 1 ano/internacionais são 30 dias): caso tenha dúvida se a cidade ou país em que esteve possui alguma restrição, contate o Banco de Sangue do Hospital de Clínicas antes de ir doar. Artroscopia, colonoscopia, endoscopia outros procedimentos por vídeo impedem de doar por 6 meses. Lesões de pele inabilitam a doação por todo período de cicatrização. Procedimentos dentários inabilitam de 3 a 30 dias. O preenchimento dos critérios acima não garante a doação. Outros critérios também serão avaliados no momento da entrevista. O Hospital de Clínicas de Porto Alegre reforça aos doadores a importância da informação pós-doação, caso apresentem qualquer sinal ou sintoma de processo infeccioso, como febre, resfriado e tosse, até 10 dias após a doação, a fim de que possam resgatar eventuais hemocomponentes em estoque e acompanhar os receptores do sangue.
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Quem pode utilizar este serviço?
Qualquer cidadão que atenda aos pré-requisitos para a doação, e não tenha impedimentos.Ter de 16 a 69 anos; primeira doação antes dos 60 anos; pesar 50 kg ou mais; ser saudável; não estar em jejum, pelo contrário, é recomendável estar bem alimentado e hidratado antes de dirigir-se ao banco de sangue; apresentar documento de identidade com foto; menores de 18 anos devem estar acompanhados de responsável legal. Para doação de plaquetas, o peso recomendado é acima de 60 kg.
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Etapas para a realização deste serviço
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Realizar o agendamento da doação de sangue
A realização do agendamento prévio é importante e depende do tipo de doação: para doação individual de sangue total, o agendamento deve ser feito através do portal on-line (https://bit.ly/2HLaY9z) (caso tenha dificuldade utilize o help desk); e para agendamento de grupos de doadores (acima de dez pessoas), deve ser agendado pelo WhatsApp. Para doação de plaquetas, deve ser realizado contato por telefone. Os doadores individuais também podem agendar presencialmente.
Canais de prestação
Presencial :Dirigir-se ao 2º andar da Unidade Básica Santa Cecília, entrada pela Rua São Manoel, nº 543 no horário das 8h às 17h de segunda a sexta e sábados das 8h às 12h.Tempo estimado de espera : Até 1 hora(s)
Web :Acesse o site - help desk no telefone (51) 3359.7370Telefone :Doação de Plaquetas pelo Fone: (51) 99735.9867 no horário das 8h às 17h de segunda a sexta-feira. Agendamento de grupos: WhatsApp (51) 99937.7892Tempo estimado de espera : Até 15 minuto(s)
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda -
Realizar a doação
Na recepção do banco de sangue o candidato à doação fará o cadastro de doador, não tendo impeditivos passa pela triagem clínica, não tendo impeditivos passa para a coleta de sangue (doação de sangue) e no final da doação é oferecido um lanche ao doador.
Canais de prestação
Presencial :Dirigir-se ao 2º andar da Unidade Básica Santa Cecília, entrada pela Rua São Manoel, nº 543.Tempo estimado de espera : Até 1 hora(s)
Documentação
Documentação em comum para todos os casos- - Documento oficial com foto: carteira de identidade, carteira profissional, carteira nacional de habilitação ou passaporte. - Para a doação autóloga, feita pelo paciente para seu próprio uso, requer também uma solicitação médica e protocolo específico definido pela unidade.
Tempo de duração da etapa
Entre 45 e 60 minuto(s)
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Realizar o agendamento da doação de sangue
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Outras Informações
Quanto tempo leva?Não estimado ainda
Informações adicionais ao tempo estimado
Este serviço é gratuito para o cidadão.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contatoPara mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato Telefone (51) 3359.8504 Este é um serviço do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, em caso de dúvidas, favor contatá-lo.
Este é um serviço do(a) Hospital de Clínicas de Porto Alegre . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoO usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes: Urbanidade; Respeito; Acessibilidade; Cortesia; Presunção da boa-fé do usuário; Igualdade; Eficiência; Segurança; e Ética
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoO usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritárioTem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.
- Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
- Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
- Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
- Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço