O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.
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O que é?
Mulheres quando estão amamentando, com estímulo devido, podem produzir um volume de leite além da necessidade do bebê, o que possibilita que sejam doadoras de um Banco de Leite Humano.
O leite materno tem todos os nutrientes necessários para garantir o desenvolvimento saudável de um bebê. Por isso é fundamental garantir a disponibilidade de leite humano em quantidade suficiente para atender aos bebês prematuros que, por motivo clinicamente comprovado, não disponham de aleitamento ao seio de sua própria mãe.
A doação de leite materno é um ato de solidariedade que melhora a qualidade de vida dos bebês prematuros internados em nossa unidade de terapia intensiva. A Organização Mundial de Saúde preconiza o aleitamento materno exclusivo, sem uso de água, chás ou outros líquidos, até os 6 meses e com alimentação complementar até dois anos ou mais.
Este serviço é gratuito para o cidadão e está disponível exclusivamente nas cidades do Rio de Janeiro, Nilópolis, São João de Meriti, Duque de Caxias, Belford Roxo, Nova Iguaçu e Mesquita.
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Quem pode utilizar este serviço?
- Cidadãos (mulheres saudáveis que estejam amamentando seus filhos)
Mulheres que estejam amamentando seus filhos que apresentem excesso na produção de leite, sejam saudáveis, não usem medicamentos que impeçam a doação e se disponham a ordenhar e a doar o excedente.
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Etapas para a realização deste serviço
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Agendar doação
A mulher que deseja ser doadora deve entrar em contato com o Banco de Leite para agendar sua doação, fornecendo as informações necessárias para cadastrar-se como doadora.
Canais de prestação
Web :Telefone :(21) 2554-1703
Documentação
Documentação em comum para todos os casos-
Carteira de identidade
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CPF
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Últimos exames do pré-natal
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda -
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Receber informação sobre o procedimento
A doadora recebe informações do Banco de Leite sobre o procedimento de doação.
Canais de prestação
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda -
Doar leite
Semanalmente, o leite será coletado para disponibilização no Banco de Leite. Uma equipe de motociclistas poderá fazer uma visita semanal ao domicílio da doadora para buscar o leite doado ou a entrega poderá ser feita diretamente pela doadora no Banco de Leite, onde será atendida por profissionais de saúde e receberá orientações sobre ordenha e armazenamento do leite humano.
Canais de prestação
Presencial :Entrega no endereço informado pela doadora no agendamento.
Tempo estimado de espera : Até 1 dia(s) útil(eis)
Presencial :Entrega no Banco de Leite Humano:
Instituto Nacional de Saúde da Mulher, Criança e Adolescente Fernandes Figueira - IFF
Endereço: Avenida Rui Barbosa 716 - Flamengo
CEP: 22250-020 - Rio de Janeiro, RJTempo estimado de espera : Até 1 hora(s)
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda -
Receber o certificado
Após o término do período de doação, será emitido um certificado para a doadora.
Canais de prestação
E-mail :Informado no agendamento.
Web :Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda
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Agendar doação
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Outras Informações
Quanto tempo leva?Entre 2 e 7 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.
Informações adicionais ao tempo estimado
Este serviço é gratuito para o cidadão.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contatoEndereço: Instituto Nacional de Saúde da Mulher, Criança e Adolescente Fernandes Figueira - IFF
Avenida Rui Barbosa 716 - Flamengo
CEP: 22250-020 - Rio de Janeiro, RJTelefone: (21) 2554-1703 / 0800-0268877
Email: blhiff@iff.fiocruz.br
WhatsApp: (21) 98508-6576
Horário de atendimento: de 8 às 17h, de segunda à sexta-feira.
Este é um serviço do(a) Fundação Oswaldo Cruz . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoO usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
- Urbanidade;
- Respeito;
- Acessibilidade;
- Cortesia;
- Presunção da boa-fé do usuário;
- Igualdade;
- Eficiência;
- Segurança; e
- Ética.
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoO usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritárioTêm direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.
- Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
- Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
- Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
- Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço