O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.
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O que é?
Anule os efeitos de uma certidão de regularidade fiscal relativa a obra de construção civil.
Não é possível corrigir uma certidão emitida, pois ela certifica a situação de regularidade da obra no momento em que foi emitida. É possível, contudo, anular seus efeitos, se as informações nela contidas não estiverem corretas.
Após a anulação, para emitir uma nova certidão com as informações corretas, você precisará corrigir as informações do cadastro (CNO) e corrigir as informações da aferição (cálculo), conforme o caso.
Você deve usar este serviço quando houver certidão emitida e for necessário retificar a aferição (cálculo) da obra realizada por meio do Sero.
Você também deve usar esse serviço quando houver certidão emitida ou liberada e for necessário cancelar a aferição para realizar alguma das seguintes correções em uma nova aferição:
- alterar os dados da inscrição no CNO de obra predial para obra não predial ou vice-versa;
- alterar a aferição total para aferição de parte de obra ou vice-versa;
- alterar a data de fim do período da aferição para data posterior à que foi informada a fim de incluir crédito (de GFIP, eSocial etc.) ou nota fiscal de material pré-moldado ou pré-fabricado de período posterior; ou
- alterar a data de fim do período da aferição para data posterior, quando a aferição possui período decadente.
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Quem pode utilizar este serviço?
O responsável pela obra inscrita no Cadastro Nacional de Obras (CNO).
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Etapas para a realização deste serviço
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Solicitar a anulação da certidão e, nos casos previstos, o cancelamento da aferição
Para abrir o processo, acesse o canal abaixo e clique em Solicitar serviço via processo digital. Escolha a área Certidões e Atestados, o serviço Emitir, renovar ou anular certidão de obra e indique o número do CNO da obra.
Em seguida, junte (inclua) os documentos necessários, em arquivos separados e classificados por tipo.
Abra um processo para cada obra. Documentos sem relação com o serviço serão rejeitados.
Canais de prestação
Web :Processos Digitais (e-CAC)
Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponívelA abertura do processo poderá ser feita, excepcionalmente, em uma unidade de atendimento da Receita Federal, observadas as regras da Instrução Normativa RFB nº 2.022/2021.
O problema de sistema deverá ser comprovado por meio de impressão da tela de erro (print da tela).
Documentação
Documentação em comum para todos os casos-
Requerimento Web (formulário preenchido diretamente no e-CAC para apresentar o pedido)
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Pedido de anulação de certidão emitida para aferição de obra (utilizado apenas quando o Processo for protocolado no atendimento presencial, nos casos previstos IN RFB nº 2.022/2021);
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Comprovantes que demonstrem a necessidade de retificar ou cancelar a aferição.
Tempo de duração da etapa
Atendimento imediato -
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Acompanhar o resultado do processo
A informação do resultado será juntada ao seu processo. Clique na opção Meus Processos e consulte os documentos para saber se o seu pedido foi aprovado ou não. Em algumas situações o processo é arquivado após a decisão. Neste caso, você encontrará o processo na aba Inativos.
Para consultar os documentos pelo app, você precisa antes habilitar seu dispositivo.
Canais de prestação
Web :Processos Digitais (e-CAC)
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda
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Solicitar a anulação da certidão e, nos casos previstos, o cancelamento da aferição
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Outras Informações
Quanto tempo leva?Não estimado ainda
Informações adicionais ao tempo estimado
Este serviço é gratuito para o cidadão.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato
Este é um serviço do(a) Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.
Legislação
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoO usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na Lei nº 13.460/2017, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
- Urbanidade;
- Respeito;
- Acessibilidade;
- Cortesia;
- Presunção da boa-fé do usuário;
- Igualdade;
- Eficiência;
- Segurança; e
- Ética
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoO usuário do serviço público, conforme estabelecido pela Lei nº 13.460/2017, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritárioTêm direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, pessoas com transtorno do espectro autista, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo, os obesos, pessoas com mobilidade reduzida e doadores de sangue, conforme estabelecido pela Lei nº 10.048/2000.
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Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD
Dados pessoais tratados por este Serviço
- CPF
- Nome
- Endereço
- Data de Nascimento
- (apenas tratamento, não há coleta)
Dados pessoais sensíveis tratados por este Serviço de acordo com a Lei 13709/2018, art. 5º, II- Não é realizado tratamento de dados pessoais sensíveis.
Este serviço trata dados pessoais de crianças ou adolescentes.
Prazo de retenção para dados pessoaisNão há coleta ou retenção de dados que são usados apenas para atestar a regularidade fiscal de determinado CPF.
Hipótese de tratamento de dados pessoais adotada (Lei 13709/2018)- Exercício regular de direitos em processo judicial, administrativo ou arbitral
Finalidade do tratamentoAtestar regularidade fiscal.
Previsão legal do tratamentoLei nº 5.172/1966, art. 150
Lei 9.779/1999, art. 16
Dados pessoais compartilhados com outras instituiçõesNão é realizado o compartilhamento de dados pessoais, exceto se existe certidão válida emitida para o CPF.
País(es) e instituição(ões) que recebem transferência(s) internacional de dados pessoais e/ou dados pessoais sensíveisNão é realizada a transferência internacional de dados pessoais e dados pessoais sensíveis.
Link da política de privacidade/termo de uso do serviçohttps://www.gov.br/receitafederal/pt-br/acesso-a-informacao/lgpd/termo-de-uso
- Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
- Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
- Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
- Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço