O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.
-
O que é?
O transportador devidamente inscrito no RNTRC pode atualizar os seus dados cadastrais, como endereço, contatos, vínculos ou informações específicas de acordo com a categoria do transportador.
Isso permite que o transportador seja comunicado de fatos relevantes ao seu cadastro com maior agilidade, e cumpra as determinações da Resolução ANTT 4.799/2015.
Os pedidos de alteração de dados cadastrais devem ser efetuados por meio do RNTRC Digital (https://rntrcdigital.antt.gov.br) ou pessoalmente nos Pontos de Atendimento credenciados pela ANTT (https://www.gov.br/antt/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/unidades-antt ).
-
Quem pode utilizar este serviço?
Transportador Autônomo de Cargas - TAC (pessoa física)
Empresa de Transporte Rodoviário de Cargas - ETC (pessoa jurídica)
Cooperativa de Transporte Rodoviário de Cargas - CTC (pessoa jurídica)
-
Etapas para a realização deste serviço
-
Alteração de dados no RNTRC Digital
Após realizar o login no RNTRC Digital, o menu lateral fornece todas as opções disponíveis ao transportador.
Acesse a opção do menu Transportador > Alteração de dados
Preencha o formulário com as informações obrigatórias e siga as instruções do sistema.
Todos os serviços prestados pelo RNTRC Digital são gratuitos.
Nível de Risco II
A solicitação é aprovada em tempo real após a finalização do pedido com sucesso, não havendo impedimentos apontados pelo sistema.
Canais de prestação
Web :RNTRC Digital (https://rntrcdigital.antt.gov.br)
Tempo de duração da etapa
Atendimento imediato
-
Alteração de dados no RNTRC Digital
-
Outras Informações
Quanto tempo leva?Atendimento imediato
Informações adicionais ao tempo estimadoA atualização cadastral não altera a validade do Certificado RNTRC
O transportador, ou seu procurador, poderão comparecer a um ponto de atendimento credenciado para entregar a documentação e realizar o serviço.
O serviço no ponto de atendimento não é gratuito e pode demorar até três dias.
O Responsável Técnico que deseja ser desvinculado de uma ETC ou CTC deverá encaminhar requerimento direto para a ANTT, conforme descrição do serviço em https://www.gov.br/pt-br/servicos/solicitar-exclusao-do-encargo-de-responsavel-tecnico-no-rntrc.
De acordo com a Resolução ANTT nº 5.908, de 2020, esta atividade é classificada com Risco de Nível II; contudo, uma vez demonstrados o preenchimento dos requisitos exigidos, a aprovação é automática.
Este serviço é gratuito para o cidadão.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato
Este é um serviço do(a) Agência Nacional de Transportes Terrestres . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.
Informações adicionais ao tempo de validadeA atualização cadastral não enseja alteração na validade do Certificado do RNTRC.
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoO usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
· Urbanidade;
· Respeito;
· Acessibilidade;
· Cortesia;
· Presunção da boa-fé do usuário;
· Igualdade;
· Eficiência;
· Segurança; e
· Ética
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoO usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
A lista de pontos de atendimento credenciados do RNTC está disponível em https://portal.antt.gov.br/documents/359159/0/Conv%C3%AAnios+e+Entidades+%281%29.xlsx/60d593a6-1971-2066-b1c8-ca3463809f68?t=1614090785208
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritárioTem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000
- Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
- Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
- Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
- Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço