O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.
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O que é?
O aditamento dos contratos do FIES é procedimento necessário à manutenção ou encerramento dos financiamentos que se encontrem na fase de utilização e tem periodicidade semestral.
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Quem pode utilizar este serviço?
Todos os estudantes que tenham contrato do FIES em fase de utilização.
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Etapas para a realização deste serviço
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Solicitar aditamentos de suspensão, transferência, dilatação ou para o encerramento antecipado da fase de utilização
O estudante deve acessar o Sistema Informatizado do FIES (SisFIES) e com uso de seu usuário e senha, e solicitar uma dessas opções de aditamento.
Canais de prestação
Web :Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda -
Comparecer à Comissão Permanente de Seleção e Acompanhamento do FIES (CPSA)
Após o registro no SisFIES, o estudante deve comparecer à Comissão Permanente de Seleção e Acompanhamento do FIES (CPSA) e solicitar a validação do aditamento, que é feita pela CPSA caso atendidos os requisitos normativos para cada um dos procedimentos.
Canais de prestação
Presencial :Comissão presente em todas as instituições de ensino superior parceiras do Fundo de Financiamento Estudantil do Governo Federal.
Tempo estimado de espera : Até 30 minuto(s)
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda -
Solicitar aditamentos de renovação do financiamento - Simplificado
Aditamentos de renovação do financiamento são iniciados pela CPSA e dependem de validação do estudante para ser concluído no SisFIES. A renovação tipo "Simplificado", o aditamento será enviado eletronicamente ao agente financeiro escolhido na celebração do contrato, que concluirá o procedimento, eletronicamente
Canais de prestação
Web :Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda -
Solicitar aditamentos de renovação do financiamento - Não Simplificado
A renovação tipo "Não Simplificado", a conclusão do aditamento será realizada na agência bancária onde o financiamento foi contratado, mediante celebração de TA, que deve ser assinado pelo estudante e por seu(s) fiador(es), caso o financiamento seja por fiança.
Canais de prestação
Presencial :O aditamento será realizada na agência bancária onde o financiamento foi contratado.
Tempo estimado de espera : Até 30 minuto(s)
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda
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Solicitar aditamentos de suspensão, transferência, dilatação ou para o encerramento antecipado da fase de utilização
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Outras Informações
Quanto tempo leva?Não estimado ainda
Informações adicionais ao tempo estimado
Este serviço é gratuito para o cidadão.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contatoFale Conosco: 0800-616161 de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h
Plataforma Fala/Br: https://falabr.cgu.gov.br/
Este é um serviço do(a) Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoO usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
- Urbanidade;
- Respeito;
- Acessibilidade;
- Cortesia;
- Presunção da boa-fé do usuário;
- Igualdade;
- Eficiência;
- Segurança; e
- Ética
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoO usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritárioTem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.
- Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
- Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
- Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
- Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço