O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.
-
O que é?
O Projeto Rondon é uma ação interministerial de cunho político e estratégico do Governo Federal, coordenada pelo Ministério da Defesa, destinada a contribuir com o desenvolvimento da cidadania nos estudantes universitários, empregando soluções sustentáveis para a inclusão social e a redução de desigualdades regionais e visando ao fortalecimento da Soberania Nacional.
O serviço compreende a coleta de dados dos rondonistas (professores e universitários das Instituições de Ensino Superior de qualquer estado da federação), seu processamento pelo Ministério da Defesa e emprego dos dados para viabilizar as operações e suas entregas em todo o território nacional. Deve, ainda, permitir a transparência dos dados para uso do público em geral.
-
Quem pode utilizar este serviço?
Professores e alunos universitários, chamados Rondonistas.
- Ser universitário com no mínimo 2 anos de curso;
- Ter a proposta confeccionada por um professor e encaminhada ao Projeto Rondon dentro do prazo definido para avaliação e classificação; e
- Ter disponibilidade de trabalhar em caráter voluntário.
-
Etapas para a realização deste serviço
-
Publicar Edital
Lançamento do Edital – publicação do edital que regula a participação das Instituições de Ensino Superior (IES) na operação, em DOU.
Canais de prestação
Web :- Consultar ao Edital via Imprensa Nacional.
https://www.gov.br/defesa/pt-br/assuntos/projeto-rondon/projeto-rondon
Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível- Envio do edital por e-mail mediante solicitação das IES.
- Divulgação do edital por meio das mídias sociais.
Documentação
Documentação em comum para todos os casos-
A documentação necessária consta no link que se segue:
Tempo de duração da etapa
Entre 1 e 2 mês(es) -
-
Abrir Inscrição das Instituições de Ensino Superior
Inscrição das Instituições de Ensino Superior – realização das inscrições pelas IES, bem como do envio das propostas de trabalho.
Canais de prestação
Web :- Preencher/inscrever-se WEB: inserção dos dados elencados nos documentos, cujo link é:
Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponívelInformar através do Email: projeto.rondon@defesa.gov.br
Documentação
Documentação em comum para todos os casos-
Lançamento do Edital:
- Edital publicado em DOU para apreciação e inscrição das IES.Primeira Etapa: dados da IES
1) nome, CNPJ e sigla da IES;
2) e-mail e telefone institucional da IES; e
3) endereço completo da IES.
Segunda Etapa: dados do responsável pelo programa de extensão das IES, representante formal da IES junto ao Projeto Rondon:
1) CPF do responsável;
2) nome, celular, função na IES e e-mail funcional;
-
3) relação dos projetos de extensão desenvolvidos ou em desenvolvimento pela IES;
4) comprovante de credenciamento como IES junto às instâncias competentes;
5) designação formal do representante da instituição junto ao Projeto Rondon;
6) inscrição da IES na operação almejada; e
7) priorização dos municípios.
-
Terceira Etapa: envio da proposta e cadastro dos professores rondonistas (coordenador que fará a Viagem Precursora, professor adjunto e professor reserva)
1) Dados pessoais (CPF, nome, sexo, data de nascimento, RG, órgão expedidor, estado civil, tipo sanguíneo e Fator RH, endereço, e-mail, telefone, cidade e UF de nascimento);
2) Dados biométricos (peso, tamanho de camiseta); e
3) Dados para o transporte (capital estadual de partida, nome, telefone e-mail da pessoa de contato).
Tempo de duração da etapa
Entre 1 e 2 mês(es) -
-
Realizar Viagem precursora
Viagem precursora - integrantes do Projeto Rondon (7) e pelos professores coordenadores (até 25) até os municípios a serem atendidos pela operação. São confirmados os dados computados na inscrição da proposta de cada IES.
Canais de prestação
Web :Informações contidas no Edital: https://www.gov.br/defesa/pt-br/assuntos/projeto-rondon/downloads/operacoes-sentinelas-avancadas-e-guaicurus
Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponívelInformar através do Email: projeto.rondon@defesa.gov.br
Documentação
Documentação em comum para todos os casos-
Informações contidas no edital disponível no link: https://www.gov.br/defesa/pt-br/assuntos/projeto-rondon/downloads/operacoes-sentinelas-avancadas-e-guaicurus
- Propostas de Trabalho das IES
- Propostas ajustadas, após a viagem precursora
- Acordos de Cooperação entre o Governo Estado e municípios
Custos
-
Sem custo R$ 0,00
Tempo de duração da etapa
Entre 1 e 2 mês(es) -
-
Realizar Operação Propriamente Dita
- Operação propriamente dita – envio das equipes de rondonistas aos municípios selecionados. O transporte é realizado pelo MD até o centro regional, e os rondonistas são transportados para os municípios, custeados por estes.
Canais de prestação
E-mail :projeto.rondon@defesa.gov.br
Telefone :- Telefone: Dúvidas fale conosco (61) 2023-5398
Documentação
Documentação em comum para todos os casos-
- Plano Aéreo dos rondonistas de ida e volta;
- Ficha de atendimento do Fale Conosco;
- Plano anual de descentralização de recursos;
- Cronograma de Atividades e Fluxo de Desembolso;
- Autorização de Sub-repasse;
- Plano de Aplicação; e
-
- Ficha de levantamento dos seguintes indicadores:
1) Taxa de Rondonistas Capacitados, indicador de esforço (subdimensão eficácia), consolidado;
2) Índice de Cidadania, indicador de resultado (subdimensão eficiência), em infância; e
3) Índice do Desenvolvimento Sustentável, indicador de resultado (subdimensão efetividade).
Custos
-
Sem custo R$ 0,00
Tempo de duração da etapa
Em média 17 dia(s) corrido(s) -
-
Publicar Edital
-
Outras Informações
Quanto tempo leva?Até 3 dia(s) útil(eis) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.
Informações adicionais ao tempo estimadoPor telefone, imediato; Por e-mail, pode demorar até 3 dias úteis.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contatoE-mail: projeto.rondon@defesa.gov.br Telefone: 2023-5398 (comunicação social do Projeto Rondon)
Este é um serviço do(a) Ministério da Defesa . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.
Validade do DocumentoVálido por 3ano(s)
Informações adicionais ao tempo de validadeOs certificados dos rondonistas participantes das operações podem ser emitidos eventualmente, por solicitação, de 2005 até hoje.
Legislação-
- Art. 31 da Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011 - https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12527.htm#:~:text=Das%20Informa%C3%A7%C3%B5es%20Pessoais-,Art.,%C3%A0s%20liberdades%20e%20garantias%20individuais.
-
- Art. 5º, inciso X, da Constituição Federal do Brasil/1988 - https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm
- Art. 55 ao Art. 62 do Decreto nº 7.724, de 16 de maio de 2012 - https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/decreto/d7724.htm
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoO usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
- Urbanidade;
- Respeito;
- Acessibilidade;
- Cortesia;
- Presunção da boa-fé do usuário;
- Igualdade;
- Eficiência;
- Segurança; e
- Ética
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoO usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritárioTem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.
-
- Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
- Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
- Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
- Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço