-
O que é?
Hemorragia buco-dental é o extravasamento abundante e anormal de sangue que ocorre durante ou após a intervenção cirúrgica, o qual não se coagula e a hemostasia natural não ocorre. O extravasamento sanguíneo natural que se segue em qualquer intervenção não é uma hemorragia. Coibir a hemorragia no ato operatório é obra da hemostasia. Os meios naturais de hemostasia empregados pelo organismo logo após a ruptura dos vasos são a contratilidade dos vasos e a coagulabilidade do sangue que formam o coágulo obliterante sobre o foco hemorrágico.
Classificação das hemorragias:
Causas locais: São geralmente de pouca gravidade e se devem à congestão ou infecção dos tecidos ou as lesões dilacerantes dos mesmos que causam injúrias aos vasos.
Causas gerais: São de maior gravidade, pois ocorrem geralmente após as intervenções cirúrgicas. São produzidas por diáteses hemorrágicas, sendo principalmente por anemia, hemofilia, leucemia, distúrbios hepáticos, etc.
Hemorragias primárias: São as que ocorrem durante ou logo após a intervenção cirúrgica, sendo as mais fáceis de coibir.
Hemorragias secundárias: São as hemorragias que ocorrem horas ou dias após a cirurgia e são as mais graves, pois ocorrem longe do operador, resistem mais às medicações hemostáticas, e nem sempre é fácil tratá-las pelos métodos locais conhecidos. São geralmente por deficiência dos fatores que promovem a coagulação, por certas enfermidades gerais predisponentes (lesões hepáticas) ou por determinantes locais. (Ex. Ruptura ou Absorção de pontos empregados na cirurgia).Tratamento das hemorragias saode acordo a gravidade como: Compressão, Hemostáticos locais absorvíveis, Hemostasia por processos cirúrgicos, Medicação hemostática geral e Compensação, Transfusão:
-
Outras Informações
Este é um serviço do Estado Alagoas
Termos mais buscados
Termos mais buscados