Mato Grosso do Sul
Solicitar atendimento no PROCON - abertura direta de reclamação
Você também pode conhecer este serviço como: Solicitar atendimento no PROCON - abertura direta de reclamação
Última Modificação: 14/04/2024
-
O que é?
Abertura direta de reclamação
Consiste em abertura de reclamação trazida pelo consumidor em face de um ou mais fornecedores de produtos ou serviços. Trata-se da formalização de processo administrativo individual instaurado perante o PROCON/MS. O objetivo principal é o de buscar atender a reclamação do cidadão, mediante aceite do fornecedor. Entretanto, na hipótese de a reclamação não ser atendida, uma vez constatada a violação de direitos e garantias, ocorrerá julgamento do mérito e, diante da aplicação de sanção administrativa, em caso de eventuais multas aplicadas, as mesmas serão revertidas ao Fundo Estadual de Defesa dos Direitos do Consumidor – FEDDC.
ETAPAS DE PROCESSAMENTO DESTE SERVIÇO
ETAPA 1.
-
Processos de Triagem;
-
Encaminhamento ao Atendimento;
-
Abertura de reclamação, com designação de audiência;
-
Atendimento de Carta de Informações Preliminares – CIP;
-
Resposta da Carta de Informações Preliminares – CIP.
ETAPA 2.
Em caso de respostas insatisfatórias ao consumidor e ausência de resposta por parte do fornecedor acionado, em retorno de CIP, o procedimento se converterá em reclamação e será agendada audiência de conciliação, em que consumidor e fornecedor se farão presentes para tentarem resolver o conflito de consumo.
-
-
Outras Informações
Este é um serviço do Estado Mato Grosso do Sul
Serviço : Solicitar atendimento no PROCON - abertura direta de reclamação
Solicitar atendimento no PROCON - abertura direta de reclamação