-
O que é?
Habilitação na Assistência no Tratamento da Lipodistrofia e Lipoatrofia Facial do portador de HIV/AIDS
Assistência em Alta Complexidade no Tratamento Reparador da Lipodistrofia do Portador de HIV/AIDS é aquela que possui condições técnicas, instalações físicas, equipamentos e recursos humanos capacitados a prestarem assistência especializada aos portadores de lipodistrofia associada ao HIV/AIDS. Esta portaria define ainda que a Síndrome Lipodistrófica é um conjunto de sinais e sintomas que acomete às pessoas que vivem com HIV e Aids, caracterizando-se por um quadro complexo, composto por alterações metabólicas e anatômicas; sendo as primeiras tratadas ambulatorialmente nos Serviços de Assistência Especializada e na rede de referência, e as segundas tratadas através de cirurgias reparadoras.
1.1. Quanto à organização dos Serviços O Tratamento Reparador da Lipodistrofia está dividido em duas classificações para efeitos desta Portaria:
(a) Tratamento reparador da lipodistrofia, que compreende os procedimentos indicados para o tratamento cirúrgico reparador da lipohipertrofia da região do abdome, região mamária, dorso-cervical (giba), submandibular e para o tratamento cirúrgico reparador da lipoatrofia de glúteos e região perianal e da lipoatrofia facial;
(b) Tratamento reparador da lipoatrofia facial, que compreende somente o preenchimento com polimetilmetacrilato (PMMA) na perda dos coxins gordurosos da face. Os serviços que se habilitam para realizar o tratamento reparador de lipodistrofia, devem obrigatoriamente oferecer o tratamento reparador de lipoatrofia facial também.
-
Outras Informações
Este é um serviço do Estado Alagoas
Termos mais buscados
Termos mais buscados