Alagoas
Programa de Serviço de Atenção Domiciliar – SAD
Você também pode conhecer este serviço como: Atenção de saúde domiciliar
Última Modificação: 11/03/2020
-
O que é?
O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) é caracterizado por um conjunto de ações de prevenção e tratamento de doenças, reabilitação, paliação e promoção à saúde, prestadas em domicílio, garantindo continuidade de cuidados, conforme a portaria nº 825, de 25 de abril de 2016.
É a possibilidade de desohospitalização dos pacientes do Hospital Regional, com atendimento integral por equipe multiprofissional em sua residência, pacientes estes que após avaliação de equipe terá a continuidade de seu tratamento em casa.
Para disponibilizar o serviço, o município deve aderir ao programa do Governo Federal. Além disso, é preciso atender aos critérios de implantação:
- População municipal igual ou superior a 20.000 (vinte mil) habitantes, com base na população mais recente estimada pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa população mínima pode ser atingida por um município isoladamente, ou por meio de agrupamento para alcançar os vinte mil habitantes, devendo ocorrer, no último caso, pactuação prévia na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e, se houver, na Comissão Intergestores Regional (CIR);
- Hospital de referência no município ou região a qual integra; e
- Cobertura de Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192 ou similar, de acordo com porte populacional).
-
Outras Informações
Este é um serviço do Estado Alagoas
Programa de Serviço de Atenção Domiciliar – SAD