-
O que é?
Atendimento hemoterápico a pacientes que necessitem, periodicamente, submeter-se à transfusão de hemocomponentes (hemácias, plaquetas, fatores de coagulação em pacientes com coagulopatias hereditárias) ou à sangria terapêutica.
A transfusão de sangue é um procedimento seguro e comum usado para substituir o sangue que foi perdido devido a uma grave lesão, cirurgia ou uma doença específica que impede o corpo de fazer uma oferta de sangue adequado. O tempo de transfusão varia, segundo a necessidade maior ou menor de sangue. Na Fundação Hemominas o procedimento é destinado a pacientes com hemoglobinopatia, alguns casos de coagulopatias hereditárias, quando indicados e pacientes externos. As transfusões de sangue são feitas conforme indicação médica, utilizando transfusão de componentes do sangue, como eritrócitos, plasma ou plaquetas, dependendo do quadro clínico e doença que o paciente estiver apresentando. A transfusão propriamente dita dura, no mínimo, cerca de duas horas, sem contar o tempo destinado à realização dos exames necessários (prova de compatibilidade, exames específicos realizados pela prova cruzada entre receptor e a bolsa a ser transfundida, conforme preconiza a legislação vigente). Exames laboratoriais: hemograma e, dependendo de outros hemocomponentes, coagulograma, entre outros.
A sangria terapêutica é um processo pelo qual é retirada uma quantidade de sangue do paciente (entre 400-500 ml), com a finalidade de extrair algumas substâncias do organismo. O principal objetivo é moderar o aumento da viscosidade sanguínea nas eritrocitoses (aumento das células vermelhas do sangue) e reduzir o conteúdo total de ferro nas situações de acúmulo de ferro hereditário (hemocromatose). O procedimento é bastante simples e muito seguro: o sangue retirado é descartado, a sangria terapêutica dura, no mínimo, 50 minutos. O número total de sangrias e o intervalo entre elas variam conforme o paciente e sua necessidade, o que é definido pelo médico. Como este procedimento visa ao tratamento, não pode ser utilizado para doação de sangue. Exames laboratoriais: hemograma e dosagem de ferritina, entre outros.
Em ambos os casos, é necessário o encaminhamento médico e exames recentes para a realização do procedimento e volume indicado, se for sangria terapêutica. Quando for transfusão, deve ser indicado o número de bolsas de transfusões de hemácias ou plaquetas, conforme quadro clínico e indicação médica.
-
Outras Informações
Este é um serviço do Estado Minas Gerais
Serviço : Obter tratamento para pacientes que necessitam de transfusão de sangue ou sangria terapêutica
Termos mais buscados
Termos mais buscados