-
O que é?
Atender aos pacientes dependentes químicos por meio de serviço de atendimento ambulatorial ou que fizeram uso abusivo de álcool ou outras drogas (cocaína, maconha, crack e outros). O atendimento é feito na unidade citada abaixo (Centro Mineiro de Toxicomania), de forma interdisciplinar (psiquiatria, psicoterapia e clínica médica).
Envolve também orientação e acompanhamento à família do paciente. O primeiro passo para o paciente é passar pelo serviço de acolhimento, no qual é avaliada a intensidade da relação do paciente com a droga/ álcool, os comprometimentos psíquicos e orgânicos sofridos e os danos sociais envolvidos (tais como o rompimento com os laços familiares, trabalho e escola). Para o acolhimento, o horário de atendimento é às 7h, de segunda a sexta-feira. Após esta avaliação, os pacientes poderão ser encaminhados, de acordo com cada caso, para os procedimentos mais adequados em setores da própria unidade de atendimento.
Há três formas de tratamento nesta unidade de atendimento: Intensivo - destinado aos pacientes que, em razão de seu quadro clínico atual, necessitem de acompanhamento diário. Semi-Intensivo - destinado aos pacientes que necessitem de acompanhamento frequente, fixado em seu projeto terapêutico, e que não precisem comparecer diariamente à unidade de atendimento. Não-Intensivo - destinado aos pacientes que necessitem de uma frequência menor, de acordo com o quadro clínico apresentado.
-
Outras Informações
Este é um serviço do Estado Minas Gerais
Serviço : Obter Atendimento Ambulatorial psiquiátrico aos usuários de álcool e drogas
Termos mais buscados
Termos mais buscados