-
O que é?
Atender interessados em se candidatarem à doação de medula óssea, registrando-os em uma base nacional no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) que reúne as informações (nome, endereço, resultados de exames, características genéticas) de pessoas que se voluntariam a doar medula para pacientes que precisam do transplante.
O candidato deve se dirigir ao HEMOAL, onde serão feitos o cadastro e a coleta de uma amostra de sangue, a ser encaminhada aos laboratórios aptos a realizarem esses exames de alta especificidade técnica, registrados no Ministério da Saúde. Constantemente, há um cruzamento de dados entre o resultado dos exames de Histocompatibilidade (HLA) do doador cadastrado no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) e o do paciente, informação armazenada no Registro Nacional de Receptores de Medula Óssea (Rereme). Em caso de compatibilidade com um paciente, o doador é convocado para confirmação da compatibilidade, exames complementares e para realizar a doação propriamente dita.
O transplante de medula óssea pode beneficiar o tratamento de cerca de 80 doenças em diferentes estágios e faixas etárias. O fator que mais dificulta a realização do procedimento é a falta de doador compatível, já que as chances de o paciente encontrar um doador compatível na população em geral pode chegar a 1 em cada 100 mil pessoas.
Além disso, o doador ideal (irmão compatível) só está disponível em cerca de 25% das famílias brasileiras – para 75% dos pacientes é necessário identificar um doador alternativo a partir dos registros de doadores voluntários, bancos públicos de sangue de cordão umbilical ou familiares parcialmente compatíveis (haploidênticos).
O doador será acionado de acordo com a compatibilidade da sua medula óssea e será instruído a comparecer a uma unidade hospitalar. A doação pode ser realizada através de um pequeno procedimento cirúrgico, de aproximadamente 90 minutos, sob anestesia peridural ou geral. Há também uma outra forma de doação, realizada através de um método denominado aférese, onde as células são coletadas por via periférica, semelhante a uma doação de sangue. O doador doa no máximo 10% de sua medula, que se recompõe em 15 dias.
Realiza coleta de amostra de sangue (5 ml) de doador voluntário de medula óssea para compor o cadastro nacional do REDOME (registro nacional de doadores de medula óssea).
-
Outras Informações
Este é um serviço do Estado Alagoas
Termos mais buscados
Termos mais buscados