-
O que é?
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) faz parte da Rede de Atenção às Urgências. Compondo uma rede organizada em conjunto com a atenção básica, atenção hospitalar, atenção domiciliar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU 192.
São estabelecimentos de Saúde de complexidade intermediária situado entre a Atenção Básica de Saúde e a Atenção Hospitalar., Funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana possuindo equipe multiprofissional indisciplinar compatível com o seu porte (Clínica Médica, Pediatria, Odontologia e ortopedia).
A UPA 24h oferece estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação Se necessário o paciente poderá ser encaminhado para um hospital da rede de saúde, para realização de procedimento de alta complexidade.
O objetivo é acolher os usuários e seus familiares sempre que buscarem atendimento e prestar atendimento resolutivo e qualificado aos pacientes acometidos por quadros agudos ou agudizados de natureza clínica e prestar primeiro atendimento aos casos de natureza cirúrgica e de trauma, estabilizando os pacientes e realizando a investigação diagnóstica inicial, de modo a definir, em todos os casos, a necessidade ou não de encaminhamento a serviços hospitalares de maior complexidade é papel do serviço. A média de atendimento diário varia de acordo com o seu porte (UPA I – 150 Atendimentos, UPA II - 250 Atendimentos e UPA III – 350 Atendimentos
Quando você deve procurar uma UPA 24h:
Febre alta, acima de 39ºC;
Fraturas e cortes com pouco sangramento;
Infarto e derrame
Queda com torsão e ,dor intensa ou suspeita de fratura;
Cólicas renais;
Falta de ar intensa;
Crises Convulsivas;
Dores fortes no peito;
– Parada cardiorrespiratória
– Dor no peito/dor cardíaca
– Falta de ar/dificuldade para respirar
– Vômitos ou diarreias que não param
– Vômitos com sangue
– Dor abdominal, de moderada a grave
– Dor de cabeça intensa
– Rigidez na nuca
– Queda súbita de pressão
– Elevação de pressão arterial, a partir de 160×100 MMH
– Dor aguda
– Alergia severa (coceira e vermelhidão intensa pelo corpo)
– Envenenamento
– Tentativa de suicídio
– Dor e inflamação nos dentes
Pacientes graves: são encaminhados diretamente ao sala de Emergência (UTI) da UPA (Sala Vermelha). Se necessitarem de internação em UTI, por um período maior que 24h será encaminhado para um hospitais ;
Pacientes em observação: são encaminhados para a Sala de Observação (Sala Amarela) e nela permanecem por, no máximo, 24h. Se necessitarem ficar mais tempo em observação, a equipe providenciará a transferência para os hospitais que tiverem vaga Através da Central de regulação de leitos . As transferências são feitas de forma segura, em ambulância própria, ou, quando necessário, na ambulância do SAMU.
Pacientes em estado pouco urgente: recebem atendimento médico e medicação. Se o médico achar necessário, a UPA oferece suporte para exames de emergência e raio-x.
-
Outras Informações
Este é um serviço do Estado Alagoas
Serviço : Atendimento na Unidade de Pronto Atendimento Assistencial UPA
Termos mais buscados
Termos mais buscados