-
O que é?
A cardiologia intervencionista é uma subespecialidade médica que trata doenças cardiovasculares por meio de técnicas de cateterismo. É uma abordagem menos invasiva do que as cirurgias cardíacas convencionais, que exigem a abertura do tórax do paciente. Nos procedimentos por cateterismo, o médico faz uma punção na artéria ou veia para a inserção do cateter por meio do qual realiza a desobstrução ou correção da área afetada e, dependendo do caso, pode implantar dispositivos como stents ou oclusores.
Por serem menos invasivos e geralmente feitos apenas com sedação, dispensando anestesia geral, os tratamentos intervencionistas permitem reduzir o tempo de internação do paciente e retomar mais rapidamente suas atividades habituais. Os procedimentos por cateterismo apresentam resultados semelhantes aos das cirurgias convencionais.
A cardiologia intervencionista trata um grande número de doenças cardiovasculares. As principais são a doença arterial coronária (obstrução da artéria por uma placa de gordura, que pode levar ao infarto), as valvopatias aórtica, mitral ou pulmonar (estreitamento ou defeito em uma dessas válvulas do coração que impede que elas executem suas funções corretamente, afetando o fluxo sanguíneo) e as cardiopatias congênitas (que englobam um grande grupo de doenças associadas a alterações genéticas que interferem na formação do coração do bebê).
-
Outras Informações
Este é um serviço do Estado Alagoas
Serviço : Atendimento em cardiologia intervencionista (Hospital do Coração Alagoano Prof. Adib Jatene)
Termos mais buscados
Termos mais buscados