-
O que é?
As análises de solos e de tecido vegetal ajudam o agrônomo a tomar decisões no campo. O Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), em Londrina, realiza essas análises.
Na análise química são determinados pH, alumínio (Al), hidrogênio + alumínio (H + Al), fósforo (P), cálcio (Ca), magnésio (Mg), potássio (K) e matéria orgânica (MO), que definem a aplicação de calcário e fertilizantes no solo.
Já na análise física é feita uma investigação sobre a quantidade de argila, silte e areia, elementos que definem a "textura do solo". É uma informação muito importante na agricultura, já que está relacionada à movimentação, retenção e disponibilidade de água, ar e nutrientes, além da suscetibilidade à erosão e resistência à penetração das raízes de plantas, dentre vários outros processos.
A análise de tecido vegetal avalia teores de nitrogênio (N), fósforo (P), potássio (K), cálcio (Ca), magnésio (Mg), cobre (Cu), zinco (Zn), boro (B) e manganês (Mn) em raízes, caules e folhas, e possibilita conhecer o estado nutricional das plantas. É um diagnóstico fundamental para definir uso de tecnologias e práticas de manejo das lavouras.
-
Outras Informações
Este é um serviço do Estado Paraná
Serviço : Análise de solos e de tecido vegetal
Termos mais buscados
Termos mais buscados