-
O que é?
O Ambulatório Alagoano de Endometriose tem como objetivo auxiliar no diagnóstico e tratamento da doença. De difícil manejo, o acompanhamento médico especializado é fundamental para a detecção da doença no seu estágio inicial, visando minimizar seus impactos.
Endometriose é uma modificação no funcionamento normal do organismo em que as células do tecido que reveste o útero (endométrio), em vez de serem expulsas durante a menstruação, se movimentam no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a multiplicar-se e a sangrar.
Seus principais sintomas são: dispareunia (dor durante as relações sexuais), dor e sangramento intestinais e urinários durante a menstruação, dificuldade de engravidar. Se outras áreas ou órgãos forem afetados, há certos sintomas que podem aparecer, de acordo com a área acometida: pulmão, tosse com sangue; intestino, dor ao evacuar e diarreia; nervo ciático, dores na lombar e no músculo posterior das coxas; diafragma, dores no ombro direito e pescoço. É possível ainda que a endometriose seja assintomática, nesses casos a doença também precisa de tratamento, mas só será diagnosticada através de exames de imagem e de rotina.
Ambulatório Alagoano de Endometriose tem o atendimento multiprofissional formado por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos e nutricionistas. O acesso ao serviço se dará pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que irão realizar o agendamento por meio do Sistema de Regulação Estadual (Sisreg). Os atendimentos acontecerão uma vez por semana, com capacidade para realizar assistência a 24 pacientes por dia, totalizando 96 por mês.
-
Outras Informações
Este é um serviço do Estado Alagoas
Serviço : Ambulatório Alagoano de Endometriose Hospital da Mulher Dr.ª Nise da Silveira (HM).
Termos mais buscados
Termos mais buscados