Notícias
MOBILIDADE
Aviação comercial brasileira transporta 104,4 milhões de passageiros em 2019
A taxa média de ocupação de aeronaves ficou em 82,7% em 2019. - Foto: Jan Vašek/Pixabay
De acordo com dados do relatório Demanda e Oferta de Transporte Aéreo, divulgado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em 2019, o transporte de passageiros domésticos e internacionais alcançou a marca de 104,4 milhões de usuários no Brasil. Cresceu 1,35% em comparação ao ano anterior, quando foram registrados 103 milhões de pessoas.
No mercado doméstico, foram transportados 95,3 milhões de passageiros pagantes, resultando em 1,7% a mais de usuários que o verificado em 2018. A taxa média de ocupação de aeronaves ficou em 82,7%, superando os 81,3% de aproveitamento verificado em 2018.
Pontualidade
Os viajantes nacionais e estrangeiros encontram no Brasil aeroportos que estão entre os mais pontuais do mundo, de acordo com o relatório anual da consultoria britância OAG, divulgado neste mês. O aeroporto de Guarulhos (SP) teve o melhor desempenho entre os terminais nacionais: ficou em quarto lugar na categoria “Major Airports”, ou seja, está entre os maiores terminais mais pontuais do mundo, só perdendo para Detroit (EUA), Minneapolis/St Paul (EUA) e Istanbul Sabiha Gokcen (Turquia).
Também destacaram-se na pesquisa os aeroportos de Fortaleza (11º) e Curitiba (18º), na categoria “Small Airports”, pequenos terminais – com média de 2,5 a 5 milhões de partidas por ano. Já na categoria “Medium Airports”, que abrange terminais com média de 5 milhões a 10 milhões de partidas por ano, tiveram destaque os aeroportos de Recife (7º), Rio de Janeiro – Galeão (9º), Belo Horizonte – Confins (10º) e Rio de Janeiro – Santos Dumont (15º). Entre os aeroportos com grande volume de partidas (entre 10 milhões e 20 milhões), destacaram-se os terminais de Brasília (4º) e de Congonhas (12º).
Com informações do Ministério da Infraestrutura