Notícias
Meio Ambiente
Vice-presidente da República, Hamilton Mourão, cumpre agenda na cidade de Rio Branco, no estado do Acre
O Vice-presidente da República Hamilton Martins Mourão cumpriu agenda no Acre, voltada às questões ambientais na região - Foto: Bruno Batista/ VPR
O Vice-presidente da República e presidente do Conselho Nacional da Amazônia Legal, Antonio Hamilton Martins Mourão, cumpriu agenda na cidade de Rio Branco, no Acre, voltada às questões ambientais na região. Na tarde do dia 22, o Vice-Presidente embarcou rumo à Rio Branco, sobrevoando duas áreas no estado de Rondônia mapeadas pelos satélites do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam). Na primeira área, constatou que se tratava de terreno já desmatado e em preparo pelo proprietário da terra.
“Uma delas, nitidamente, é a área que já está desmatada há muito tempo, é o proprietário tratando o terreno pelo meio do fogo. É o modo antiquado, é um problema que nós temos que solucionar aqui na área da Amazônia”, afirmou Mourão.
Na segunda localidade, o Vice-presidente constatou que os focos de calor referenciados pelo satélite decorrem do aquecimento do granito nesse período de seca.
“E a segunda área, que era dentro da terra indígena "Uru-eu-wai-wai", que seria um problema, na realidade é uma área de serra, com granito. Aquele granito, com o sol que nós estamos nesse período agora de seca, esquenta e transmite uma imagem de calor, que é isso que os satélites captam”.
“Nós não brigamos com os dados, nós não brigamos com a ciência, nós não brigamos com os cientistas”, conclui Hamilton Mourão. Ainda no dia 22, o Vice-presidente participou de jantar com o governador do Acre, Gladson Cameli, e autoridades locais civis e militares.
No dia 23, o Vice-presidente visitou as instalações do Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental do Estado do Acre (CIGMA). Criado para integrar ações e dados ambientais, por meio de suporte tecnológico, ferramentas espaciais e técnicos capacitados, o Centro oferece informações qualificadas para direcionar as estratégias de políticas ambientais do Acre.
Na ocasião, Hamilton Mourão conheceu o espaço “Coleções de Referências”, a “Sala de Situação” e a “Unidade Central de Geoprocessamento”, dentre outros.