Notícias
Celebração
Ministério da Defesa celebra 23 anos de sua criação
Com a missão de exercer a direção das Forças Armadas e prepará-las para a garantia da soberania nacional, da lei e da ordem, o Ministério da Defesa celebra 23 anos, nesta sexta-feira (10/06). A data foi marcada por uma cerimônia de comemoração, em Brasília, com a entrega da Ordem do Mérito da Defesa a personalidades civis, militares e instituições.
Na celebração, o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, leu a Ordem do Dia, onde afirmou que a pasta se consolidou como uma instituição central na formulação de políticas e de estratégias e na gestão setorial da defesa do Brasil.
“Promover e coordenar ações para o Brasil, dispor de Forças Armadas permanentemente capacitadas, equipadas, prontas e motivadas é a atividade primordial, mas não única, da Defesa. Prosseguimos no desafio de agregar à defesa do país novas capacidades, especialmente as advindas dos demais campos do poder nacional”, disse o ministro.
“Em pouco mais de duas décadas, um dos mais significativos resultados da pasta tem sido o incremento da integração entre as Forças Armadas, bem como o fortalecimento do relacionamento da Defesa com as demais instituições nacionais e com a nossa sociedade”, completou Paulo Sérgio Nogueira.
O Ministério da Defesa foi criado em 10 de junho de 1999 para coordenar o esforço integrado de defesa, de modo a contribuir para a garantia da soberania, dos poderes constitucionais, da lei e da ordem, do patrimônio nacional, a salvaguarda dos interesses nacionais e o incremento da inserção do Brasil no cenário internacional.
Neste cenário, o Ministério da Defesa promove e coordena junto à Marinha, ao Exército e à Aeronáutica, diversas ações pelo país, como o emprego de projetos estratégicos em contexto multidisciplinar, na Operação Formosa, sob responsabilidade da Força Naval; a experiência de cenários simulados de guerra irregular na Operação Ostium, sob encargo da Força Aérea Brasileira; e o uso de novas tecnologias, como os óculos de visão noturna, em ambiente de guerra moderna, na Operação Ricardo Kirk, organizada pela Força Terrestre.
Há também ações de caráter humanitário e social como as de apoio à saúde em regiões de difícil acesso, quando os militares levam vacinas e insumos médicos aos locais como áreas rurais e indígenas, comunidades ribeirinhas e regiões de fronteira.
Recentemente, o Ministério da Defesa e as Forças Armadas apoiaram a Defesa Civil no socorro às vítimas de enchentes e deslizamentos em Pernambuco, trabalhando na busca e resgate de vítimas, desobstrução de vias e distribuição de alimentos.
Entre os projetos com cunho social está, por exemplo, o Programa Calha Norte, que leva obras de infraestrutura para 619 cidades, localizadas em 10 estados. Em 2021, a iniciativa empregou R$ 875 milhões em 272 empreendimentos, como escolas, rampas de acesso e 145 veículos e equipamentos.
Há ainda a atuação na preservação do meio ambiente como ocorreu nas duas edições da Operação Verde Brasil que, somadas à Operação Samaúma, totalizaram 6 mil multas aplicadas contra delitos ambientais.
As Forças Armadas ainda transportam urnas e mesários a locais de difícil acesso para assegurar que a cidadania chegue a todos os brasileiros. Em 2020, 28 mil militares foram mobilizados para auxiliar no processo eleitoral.
Comemoração
Na cerimônia de celebração aos 23 anos do Ministério da Defesa, realizada nesta sexta-feira (10/06), 265 personalidades civis e militares nacionais e três instituições militares receberam a Ordem do Mérito da Defesa. As instituições condecoradas foram o Centro de Inteligência da Marinha; o Comando Militar do Nordeste, do Exército; e a Base Aérea de Canoas, da Força Aérea Brasileira.
A medalha é concedida a civis e militares, brasileiros ou estrangeiros, que tiveram destaque no exercício da profissão. Também são agraciadas as organizações militares e instituições civis que prestaram relevantes serviços ao Ministério da Defesa e às Forças Armadas no desempenho de missões constitucion.