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Abertas inscrições para cursos on-line sobre direitos do consumidor
Uma oportunidade para conhecer mais sobre os seus direitos de consumidor. Dezenove cursos on-line gratuitos que abordam situações que auxiliam os consumidores no dia a dia estão com inscrições abertas até o dia 12 de julho. A ação é da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), por meio da Escola Nacional de Defesa do Consumidor.
Entre os cursos ofertados este ano, estão: Planejar para realizar sonhos; Práticas abusivas; e Consumo seguro e saúde. “São cursos que vão desde o básico da proteção e defesa do consumidor e que também tratam de práticas abusivas, de planejamento orçamentário. Então, eu convido vocês, porque existem ali cursos voltados para a educação financeira e cursos que estão voltados justamente para os consumidores entenderem seus direitos e deveres, e os fornecedores também aprenderem melhor como atender os consumidores”, explicou a secretária Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Juliana Oliveira Domingues.
Todas as capacitações são divididas por módulos e têm carga horária que varia de 20 a 60 horas/aula. Os participantes aprovados receberão certificado de extensão em versão digital emitido pela Universidade de Brasília (UnB). “Já tivemos mais de 20 mil inscritos no início deste ano e queremos ter muito mais”, concluiu Juliana Oliveira.
Em 2020, os cursos oferecidos gratuitamente pela Escola Nacional de Defesa do Consumidor tiveram crescimento de 42% em relação a 2019.
Experiência bem-sucedida
Angélica Magalhães, que é professora e dona de casa, concluiu um curso oferecido pela Escola Nacional de Defesa do Consumidor. Ela contou o quanto a experiência foi útil para ela aprender a lidar com o dinheiro.
“Eu aprendi primeiro que é muito importante organizar as nossas despesas, dividindo em despesas fixas, variáveis e as eventuais. Além disso, também é muito importante ter uma boa relação com o nosso dinheiro; e que as questões emocionais impactam muito nos nossos gastos”, contou Angélica.
No curso, ela conseguiu ter mais noção sobre como fechar “bons acordos” com as instituições financeiras. “O curso foi muito importante, pois ele mudou a minha relação com o dinheiro, a relação como eu invisto o meu dinheiro também. Ele tem sido muito útil.”
Para saber mais e fazer a inscrição dos cursos que estão sendo ofertados sobre os direitos dos consumidores, acesse www.defesadoconsumidor.gov.br/escolanacional.