Notícias
#coronavirusbrasil
Governo anuncia repatriação de brasileiros que estão em Wuhan, China
Brasileiros que se encontram em Wuhan serão repatriados em decorrência da epidemia de coronavírus - Foto: Foto: EBC
O governo brasileiro anunciou em nota, nesse domingo (2), a repatriação dos brasileiros que se encontram na cidade de Wuhan, na China, em decorrência da epidemia de coronavírus. A província é a mais afetada pela epidemia. De acordo com o comunicado, "serão trazidos todos os brasileiros que se encontram naquela região e que manifestarem desejo de retornar ao Brasil."
Ainda segundo a nota, assim que chegarem ao Brasil, essas pessoas serão submetidas a uma quarentena sob a orientação do Ministério da Saúde.
"Vamos trazer as pessoas que estão em Wuhan porque a cidade está em estado de bloqueio determinado pela autoridade de saúde da China. Primeiro, vamos trazer as pessoas que queiram vir. Em segundo lugar, as que estejam em condições de vir e, em terceiro, que se garanta a proteção do coletivo com as medidas de saúde necessárias", disse o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, durante entrevista coletiva nesta segunda-feira (3).
O Ministério da Defesa informou que a Força Aérea Brasileira trabalha na elaboração do plano de voo da aeronave que será enviada à China. A embaixada do Brasil em Pequim entrará em contato para prestar informações e organizar os procedimentos para retirada dos brasileiros do país asiático.
Segundo as autoridades chinesas, mais de 17 mil pessoas já foram infectadas com o coronavírus, e 361 pessoas morreram em decorrência da doença no país. Mais de 20 países confirmaram infecções causadas pelo vírus, e as Filipinas anunciaram a primeira morte em decorrência vírus fora da China.
Emergência sanitária
O Ministério da Saúde decidiu reconhecer a emergência sanitária internacional do coronavírus e elevar o nível da resposta brasileira para Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN), mesmo sem nenhum caso confirmado de coronavírus no Brasil. A mudança facilita o processo de repatriação dos brasileiros que se encontram em Wuhan.
“Mesmo sem caso confirmado no País, decidimos antecipar o nível de resposta de emergência, seguindo a orientação internacional, para custear as despesas necessárias e agilizar o processo de repatriação desses brasileiros que estão em Wuhan, na China”, destacou Mandetta,
Leia a nota na Íntegra
"O governo brasileiro adota todas as medidas necessárias para trazer de volta ao Brasil os cidadãos brasileiros que se encontram na província de Hubei, especificamente na cidade de Wuhan, na China, região de origem da epidemia do coronavírus. Serão trazidos todos os brasileiros que se encontram naquela região e que manifestarem desejo de retornar ao Brasil.
Ao chegar ao Brasil, eles serão submetidos a quarentena, de acordo com procedimentos internacionais, sob a orientação do Ministério da Saúde.
O Ministério da Defesa, por meio da Força Aérea Brasileira, trabalha na elaboração do plano de voo da aeronave, possivelmente fretada, que será enviada à China. Os detalhes da operação, que está sendo planejada, serão informados posteriormente. A Embaixada do Brasil em Pequim entrará em contato para prestar informações e organizar os procedimentos cabíveis.
Duas brasileiras, que se encontravam em Wuhan e também possuíam nacionalidade portuguesa já embarcaram em voo francês que transportou cidadãos da União Europeia. Elas farão quarentena em Portugal."
Com informações do Ministério das Relações Exteriores e Ministério da Defesa.