Notícias
Geração de energia
Autorizado início de operação da segunda maior termelétrica do país
A UTE GNA I tem capacidade instalada de 1.338,30 megawatts (MW) - Foto: UTE GNA I
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou, a partir de 30 de janeiro deste ano, o início da operação em teste da usina termelétrica UTE GNA I, localizada no Porto do Açu, município de São João da Barra, no Rio de Janeiro. A previsão de início de operação comercial da usina é maio de 2021.
Com capacidade instalada de 1.338,30 megawatts (MW), a UTE GNA I, movida à Gás Natural Liquefeito (GNL), será a segunda maior usina termelétrica em operação no Brasil, contribuindo para a garantia do atendimento de energia elétrica ao Sistema Interligado Nacional (SIN).
No mesmo local, está sendo desenvolvida a UTE GNA Porto do Açu III, do mesmo agente empreendedor, com 1.672,6 MW de capacidade instalada. As obras de implantação estão previstas para abril deste ano, e a entrada em operação, abril de 2024.
O complexo termelétrico GNA será o maior da América Latina quando as duas térmicas (GNA I e GNA Porto do Açu III) estiverem em operação. A construção dos empreendimentos tem previsão de cerca de R$ 10 bilhões de investimento.
Com informações da Aneel