Revisando o seu texto
Dicas para revisar o seu texto
Publicado em
27/11/2019 08h02
Economize seu tempo
A revisão e o teste são partes essenciais da construção de um texto.
Eles permitirão que você identifique os pontos duvidosos e problemáticos e os sane, antes da informação entrar em contato final com o seu usuário.
Este esforço evitará que horas sejam gastas no futuro para responder a questões e reclamações ou para refazer todo o trabalho e assim sanar suas falhas.
O serviço é vivo, não estático...
- Revise seu material constantemente.: A revisão não ocorre somente após o término da primeira versão de seu documento. Ela deve ocorrer por todo o processo de criação e seguir após sua publicação. Isto é essencial para que o documento continue eficiente em seu propósito.
- Teste o seu documento tão logo haja material suficiente. O teste deve ser parte integral do seu processo de planejamento e escrita do documento. Teste cada campo do seu material pelo menos duas vezes, durante todas as fases do planejamento e escrita do documento. Após um teste, faça as alterações necessárias e então teste novamente. A forma mais simples de testar seu material é entrega-lo para a leitura de alguém não familiarizado com o objeto do documento, e então pedir que a pessoa explique o que entendeu. Outra opção é fazer uma simulação onde a pessoa tenha que utilizar o serviço somente com as informações do documento.
Tarefas a realizar durante a revisão:
- A cada releitura, busque e elimine redundâncias e palavras desnecessárias nas sentenças;
- Verifique suas sentenças. Se encontrar sentenças longas ou complexas, contendo muitas frases ou muitas cláusulas, reescreva-as;
- Preste especial atenção a três classes de palavras: adjetivos, pronomes de intensidade e preposições. As duas primeiras, via de regra, aumentam o tamanho da sentença sem acrescentar nada ao conteúdo. As últimas são normalmente encontradas em locuções, que na maioria dos casos podem ser substituídas por uma só palavra;
- Analise novamente as informações presentes no texto. Elas são essenciais para que o usuário entenda sua mensagem? Se não, elimine-as. Informações supérfluas só servem para esconder a informação necessária no texto.
E não esqueça:
Seu texto só estará pronto quando ele permitir que o usuário:
Encontre o que precisa | > | Entenda o que encontrar | > | Use o que encontrar para atender às suas necessidades |
---|