Planejando seu texto
Dicas para planejar o seu texto
Publicado em
27/11/2019 08h02
O planejamento é a fase mais importante da descrição de um serviço.
Jamais comece a escrever seu documento sem um planejamento prévio. Esta é a forma mais garantida de falhar completamente na transmissão da sua informação.
Prazer, Sou Seu Usuário
- Conheça seus usuários. Descubra quem são e o que querem. Ao ler um texto com instruções e informações, as pessoas querem saber só o que se aplica a elas. Sem conhecê-las você não conseguirá manter sua atenção.
- Pesquise o que seu usuário já conhece do assunto. A partir disso, defina o que ele precisa conhecer para usufruir integralmente do serviço e, então, monte uma estratégia para levá-lo de um ponto ao outro.
- Escreva para seu usuário. Adapte sua linguagem e vocabulário para quem é o seu usuário, o cidadão. Deixe-o confortável e seguro com o texto, para que você possa passar a informação que ele precisa.
- Trate públicos diferentes separadamente. Se você tem mais de um público-alvo, faça seções separadas para cada um deles. Isto evita confusão e ajuda o cidadão a achar mais facilmente a informação que lhe interessa.
Procure responder a estas perguntas antes de começar a escrever seu texto:
1. Qual é o meu público-alvo?
2. O que meu público-alvo já sabe sobre o assunto?
3. O que meu público-alvo precisa saber sobre o assunto?
4. Que dúvidas meu público-alvo terá?
5. Qual é o resultado desejado pelo meu órgão e o que eu preciso informar para chegar a este resultado?
6. Qual é o resultado desejado pelo meu público-alvo e o que eu preciso informar para chegar a este resultado?
Fonte: “Plain: Federal Plain Language Guidelines”, March 2011
Organização é a chave
- Defina a estrutura do seu texto antes de escrevê-lo.. Planeje ele de modo que fique claro e facilmente inteligível para todos. Evite ao máximo criar itens e subitens.
- Selecione as informações que entrarão em seu texto. Coloque todas as informações que o cidadão precisa saber, mas somente elas. Informações desnecessárias no texto só servirão para esconder a informação essencial.
- Divida a informação em blocos. Parágrafos longos dão ao usuário a impressão de algo difícil e trabalhoso. Se você quebra a informação em blocos lógicos menores, ficará mais fácil e rápido para seu usuário assimilá-la.
- Priorize suas informações. .Veja quais são as informações mais importantes e coloque-as no início do texto do campo. Não faça seu usuário ter que procurar pela informação que ele precisa.
- Utilize um parágrafo para cada idéia. Evite condensar muita informação em um único parágrafo. Isso cria a sensação de complexidade excessiva, o que dificulta a compreensão da sua mensagem e cria uma pré-disposição ruim do leitor em relação ao texto.
- Ordene seus parágrafos e sentenças de modo a facilitar o entendimento. Apresente primeiro a informação principal e somente depois as condicionais e exceções. Não sobrecarregue a memória imediata do cidadão nem faça com que ele tenha que ficar relendo o texto.
Use parágrafos pequenos.
Parágrafos pequenos são mais fáceis de entender e organizar, criam mais espaços em branco e despertam mais interesse no cidadão.
O ideal é que cada parágrafo não tenha mais que 150 palavras divididas entre 5 e 8 orações.
Nunca ultrapasse 250 palavras por parágrafo.