O que é um serviço? (continuação2)
Continuando...
A terceira característica é uma consequência direta da própria definição de usuário, que vimos na primeira página.
Se o usuário é um componente da sociedade que podemos individualizar, o serviço do ponto de vista do usuário é aquele que atenderá a este componente ou membro e não o aquele que atende à sociedade como um todo de forma igual e involuntária.
Isso ocorre porque estes serviços não são são necessários para toda a sociedade ao mesmo tempo. Por exemplo: você concordaria que toda a sociedade precisa que a Administração Pública tenha uma política de saúde eficiente e bem estruturada, correto? E você também concordaria que não é necessário (a bem da verdade, é impossível) que a Administração Pública fizesse uma política de saúde individualizada para cada cidadão: a política de saúde do João, a política de saúde da Carla, etc? A natureza desta atividade não necessita e não comporta a personalização.
Agora, por outro lado, você concordaria que os hospitais públicos marcassem automaticamente consultas para todos os membros da sociedade todos os meses, sem perguntar a eles e sem levar em conta se é necessário? Isso impediria o funcionamento adequado dos hospitais, seria um grande desperdício de dinheiro público e não beneficiaria a ninguém. Para realizar uma consulta, é necessário que o usuário peça uma instância do serviço que será usada somente por ele. Mesmo que toda a sociedade tenha o direito a utilizar o serviço caso precise, ele é usado um membro de cada vez.
Chegamos então à terceira característica de um serviço: Ele atende a cada usuário de forma individualizada, quando este necessita do serviço, com cada instância personalizada para um usuário..
- Interação
- Suficiência
- Personalização
Não importa aqui se tem direito ao serviço a sociedade inteira, apenas pessoas físicas ou apenas maiores de 18 anos com renda familiar de 100 reais por pessoa. O que importa é que cada usuário receba o serviço por demanda de forma personalizada.