Publicações
"Guerra das Penas" é o novo Dossiê Digital lançado na BNDigital (FBN)
Fundação Biblioteca Nacional lança, no portal da BNDigital, o Dossiê "Guerra das Penas: panfletos políticos da independência 1820-1823". Fruto de pesquisa na Biblioteca Nacional, o trabalho traz novos olhares e conteúdo para a história do debate público no período da Independência do Brasil.
Saiba mais: https://www.gov.br/bn/pt-br/assuntos/noticias/guerra-das-penas-e-o-novo-dossie-digital-lancado-na-bndigital
Lançamento: livro “Às Margens do Ipiranga”(Fundação Biblioteca Nacional)
Saiba mais: https://www.gov.br/bn/pt-br/assuntos/noticias/fbn-sugere-livro-201cas-margens-do-ipiranga201d
FUNAG publica nova edição de “As quatro coroas de D. Pedro I” (FUNAG)
No contexto das comemorações do Bicentenário da Independência, a Fundação Alexandre de Gusmão lança nova edição da obra As quatro coroas de D. Pedro I, do diplomata Sérgio Corrêa da Costa, publicada originalmente em 1942.
Saiba mais: https://www.gov.br/funag/pt-br/centrais-de-conteudo/noticias/funag-publica-nova-edicao-de-201cas-quatro-coroas-de-d-pedro-i201d
Edição destaca Bicentenário da Independência e Aniversário de Eduardo Gomes (Força Aérea Brasileira)
A publicação deste mês destaca, como matéria de capa, o Bicentenário da Independência do Brasil, celebrado no dia 7 de setembro. A reportagem mostra todas as ações desenvolvidas pela Força Aérea Brasileira (FAB) para comemorar a data.
Saiba mais: https://fab.mil.br/noticias/mostra/39704/NOTAER%20-%20Edi%C3%A7%C3%A3o%20destaca%20Bicenten%C3%A1rio%20da%20Independ%C3%AAncia%20e%20Anivers%C3%A1rio%20de%20Eduardo%20Gomes
MME lança encarte com marcos nas áreas de minas energia nos últimos dois séculos (MME)
Em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil, o Ministério de Minas e Energia (MME) lança, nesta terça-feira (06/09), o encarte “Minas e Energia ao longo da história brasileira”. A publicação traz uma viagem no tempo, com relato, em texto e fotografias, dos mais importantes marcos e iniciativas que permearam a história da energia elétrica, do petróleo, do gás natural e da mineração no Brasil. O material mostra a evolução de cada setor até o atual cenário de avanço das fontes alternativas de energia.
Saiba mais: https://www.gov.br/mme/pt-br/assuntos/noticias/mme-lanca-encarte-com-marcos-nas-areas-de-minas-e-energia-nos-ultimos-dois-seculos
Publicados on-line os livros do Prêmio Funarte de Dramaturgia – Infância e Juventude
Os dois primeiros volumes da série Prêmio Funarte de Dramaturgia – 200 anos de artes no Brasil estão disponíveis para download gratuito, no site da Fundação Nacional de Artes, gov.br/funarte, a partir do dia 1º de setembro, quinta-feira. Os livros reúnem textos da categoria Infância e Juventude do concurso. O lançamento faz parte do conjunto de ações comemorativas do Bicentenário da Independência do Brasil (1822 – 2022).
Saiba mais: https://www.gov.br/funarte/pt-br/assuntos/noticias/todas-noticias/livros-do-premio-funarte-de-dramaturgia-2013-infancia-e-juventude-serao-publicados-on-line
Revista Acervo lança edição "Independências: 200 anos de história e historiografia". (ARQUIVO NACIONAL/MJSP)
No contexto do bicentenário da Independência do Brasil, este dossiê temático convidou pesquisadores a rediscutir os acontecimentos que levaram ao rompimento com a metrópole portuguesa, levando-se em conta que se tratou de um longo processo, iniciado, para diversos historiadores, com a transferência da Corte portuguesa para o Rio de Janeiro em 1808, e que, decididamente, não se encerrou no ano de 1822.
Saiba mais: https://www.gov.br/arquivonacional/pt-br/canais_atendimento/imprensa/copy_of_noticias/revista-acervo-lanca-edicao-independencias-200-anos-de-historia-e-historiografia
As estatísticas nas comemorações da independência do Brasil / organização Nelson de Castro Senra ; prefácio Simon Schwartzman ; autores Fabio Giambiagi ... [et al.] ; IBGE, Centro de Documentação e Disseminação de Informações.
Este livro conta duas histórias paralelas, mas interligadas: a das vicissitudes do Brasil em se tornar um estado nacional moderno, e a da criação e desenvolvimento de um sistema nacional de estatísticas públicas, capaz de retratar com fidelidade a nação que se forma e contribuir para que o projeto de modernização e desenvolvimento da sociedade brasileira se cumpra. Cada seção cobre meio século e é dividida em duas partes, uma que fala do Brasil como um todo, e outra que fala da história das estatísticas públicas que é, desde a década de 1930, a história do IBGE.
Saiba mais: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2101932
Singularidades da Independência do Brasil
No contexto das comemorações do Bicentenário da Independência, a Fundação Alexandre de Gusmão e o Instituto Camões publicam a obra As singularidades da Independência do Brasil, a qual reúne ensaios inéditos de especialistas dos dois lados do Atlântico acerca do complexo período que culminou na emancipação brasileira como Estado independente.
Saiba mais: https://funag.gov.br/biblioteca-nova/produto/1-1186
FUNAG publica a 2ª edição de “José Bonifácio, primeiro chanceler do Brasil”
No contexto das comemorações do Bicentenário da Independência, a Fundação Alexandre de Gusmão lança nova edição da obra José Bonifácio, primeiro chanceler do Brasil, do Embaixador João Alfredo dos Anjos, com prefácio do Embaixador Rubens Ricupero. Em sua gestão de apenas 18 meses, Bonifácio estabeleceu a primeira política externa do Império, com ecos perceptíveis na atualidade.
Saiba mais: https://www.gov.br/funag/pt-br/centrais-de-conteudo/noticias/funag-publica-a-2a-edicao-de-201cjose-bonifacio-primeiro-chanceler-do-brasil201d
No período de abril a agosto de 2022, o 3º Centro de Geoinformação (3º CGEO) organização militar diretamente subordinada à Diretoria de Serviço Geográfico, elaborou uma carta histórica denominada “Carta comemorativa 200 anos de independência do Brasil”, que remonta à representação cartográfica do País em 1822.
Saiba mais: http://www.eb.mil.br/web/noticias/rss/-/journal_content/56/8357041/15997258?refererPlid=13217&controlPanelCategory=current_site.content&utm_source=dlvr.it&utm_medium=twitter
Seção “Temas do Brasil Oitocentista” (ARQUIVO NACIONAL -MJSP)
Visa difundir o acervo do Arquivo Nacional sobre o período do Império.
Saiba mais: https://www.gov.br/arquivonacional/pt-br/sites_eventos/sites-tematicos-1/brasil-oitocentista
Criação de coleção temática no diretório brasil de arquivos (ARQUIVO NACIONAL -MJSP)
A plataforma DIBRARQ é uma ferramenta que permite a unificação virtual de conjuntos documentais de diversas instituições públicas e privadas.
Saiba mais: https://dibrarq.arquivonacional.gov.br/index.php/bicentenario-da-independencia-do-brasil-1822-2022-2
O violão na corte imperial - 2ª edição revisada (FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL)
Como parte das comemorações dos “200 anos da Independência do Brasil”, a Biblioteca Nacional envolve produções editoriais marcantes sobre o assunto. Entre elas, O violão na corte imperial, em que Marcia Taborda apresenta um texto capaz de situar o leitor sobre como o violão esteve presente em nossa trajetória. Enquanto o país se formava como nação, esse típico instrumento de cordas circulava entre as diferentes camadas da sociedade. Assim como a Irlanda é representada por uma harpa, o violão bem cabe como a imagem do Brasil. Com efeito, a música engendrou nossa forma de ser – e o violão é representativo disso: atravessou os salões da corte, popularizou-se na expressão oral e na profusão de oficinas de violeiros que grassavam pelo Rio de Janeiro no século XIX.
Saiba mais:https://www.gov.br/bn/pt-br/central-de-conteudos/producao/colecoes/colecoes/colecao-rodolfo-garcia/o-violao-na-corte-imperial-2a-edicao-revisada/o-violao-na-corte-imperial-2a-edicao-revisada
A Marinha e os 200 Anos da Independência - Produtos desenvolvidos pela: Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM).
A exposição itinerante "A Marinha e os 200 anos da Independência", Ação a Empreender nº 16 do Calendário Interno de Eventos para as Comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil, é composta de 6 banners, cada um medindo 1,78 x 0,80 m, e possui os textos em português/inglês e português/espanhol.
Saiba mais: https://www.marinha.mil.br/dphdm/200-anos-da-Independencia
Volume 56 dos Anais do Museu Histórico Nacional já está disponível para os leitores
O volume 56 dos Anais MHN já está on-line e iniciou esta edição com a publicação de três artigos. Dois deles inauguram a seção “Especial – Independências”, dedicada às reflexões em torno do bicentenário da Independência do Brasil, suas memórias e monumentos: “Os centenários: 7 de Setembro e 2 de Julho na Bahia, Brasil (1922-1923)”, de Suely Moraes Cerávolo e Cinthia da Silva Cunha; e “‘Lembrete perene a recordar aos governos um dever irrevogável’: as vigilâncias comemorativas do Centenário da Independência em Goiás e a pedra fundamental da futura capital do Brasil”, de Clovis Carvalho Britto.
Saiba mais: https://anaismhn.museus.gov.br/index.php/amhn/announcement/view/19
Corpo e Memórias: Fragmentos em Dança - Vila Lobos
Produção de obra artística de dança no formato digital para homenagear a arte e o folclore brasileiro, em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil na cidade Chicago, Estados Unidos, no segundo semestre de 2022 ( Ministério das Relações Exteriores).
Concurso de desenho comemorativo do Bicentenário da Independência do Brasil
O Consulado-Geral do Brasil em Negoia/Japão torna pública o concurso de desenho comemorativo do Bicentenário da Independência.
Saiba mais: http://nagoia.itamaraty.gov.br/pt-br/concurso_de_desenho_bicentenario.xml
Em 23 de maio de 2022, a FUNAG relança "Annaes do Itamaraty" em edição fac-similar
Em 1932, por iniciativa do Chanceler José Carlos Macedo Soares, foi iniciada a série de publicações dos Annaes do Itamaraty. Até 1942, quando termina, foram editados sete volumes, dos quais seis compõem a edição fac-similar que a Fundação Alexandre de Gusmão agora relança. O objetivo dos Annaes foi divulgar documentos do Arquivo Histórico do Itamaraty relativos às décadas iniciais das relações diplomáticas no entorno da Bacia do Prata, com destaque para o período da Revolução Farroupilha.
Saiba mais: https://www.gov.br/funag/pt-br/centrais-de-conteudo/noticias/funag-relanca-annaes-do-itamaraty-em-edicao-fac-similar
Arquivo Nacional e Itamaraty em parceria para o Bicentenário da Independência
Dois importantes documentos do acervo do Itamaraty, fundamentais para a história do Brasil, serão restaurados e digitalizados em alta resolução pelo Arquivo Nacional: a Carta nomeação de negociador português junto à Corte do Rio de Janeiro (1822) e a Carta patente de reconhecimento da Independência do Brasil (1825) firmada com Portugal.
Saiba mais: https://www.gov.br/arquivonacional/pt-br/canais_atendimento/imprensa/copy_of_noticias/itamaraty-e-arquivo-nacional-em-parceria-para-o-bicentenario-da-independencia
O volume 56 dos Anais do Museu Histórico Nacional, a ser publicado em 2022, terá por tema a comemoração dos 200 anos da Independência do Brasil e dos 100 anos da criação do Museu
O Museu Histórico Nacional foi estabelecido em 1922, no âmbito das celebrações do Centenário da Independência, e neste 2022 comemora o seu próprio centenário. As duas datas estão interrelacionadas.
Data: Agosto de 2022
Local: Museu Histórico Nacional (Rio de Janeiro-RJ)
Saiba mais: https://anaismhn.museus.gov.br/index.php/amhn/issue/view/66
O volume 57 dos Anais do Museu Histórico Nacional, a ser publicado em 2022, terá um Dossiê temático por tema a Educação museal e os projetos de Brasis no ano do Bicentenário da Independência
Museu Histórico Nacional foi estabelecido em 1922, no âmbito das celebrações do Centenário da Independência, e neste 2022 comemora o seu próprio centenário. As duas datas estão interrelacionadas e neste Dossiê se relacionam as efemérides do desenvolvimento de ações educativas museais.
Data: Dezembro de 2022
Local: Museu Histórico Nacional (Rio de Janeiro-RJ)
Livro Histórias do Brasil em 100 objetos
Publicação que apresentará textos de autores diversos elaborados a partir de 100 objetos do acervo do MHN que contam a história do Brasil.
Data: Dezembro de 2022
Local: Museu Histórico Nacional (Rio de Janeiro-RJ)
Biblioteca Digital da FUNAG: Bicentenário: 200 anos – 1822-2022
Saiba mais: https://funag.gov.br/biblioteca-nova/categoria/cat/35