FETRAN
O FETRAN – Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito, utiliza as artes cênicas como instrumento para, de forma lúdica, didática e criativa promover o conhecimento das interações do trânsito e seus desafios, buscando sensibilizar crianças, adolescentes e jovens quanto à necessidade de se tornarem cidadãos mais comprometidos com a segurança no trânsito, bem como fomentar os princípios éticos de cidadania, fazendo com que o tema seja debatido por alunos e professores das escolas públicas e particulares em todas as unidades da federação, fortalecendo a conscientização, a mudança comportamental e, consequentemente, a redução dos acidentes em prol da construção de uma cultura de paz no trânsito.
Objetiva desenvolver atitudes que promovam a transformação de comportamentos no trânsito. Para tanto, sabe-se que as artes cênicas são um meio ideal para fomentar essa cultura e sensibilização e a escola é um espaço extremamente rico e apropriado para este debate.
Ainda, estimula a produção artística teatral como forma de expressar os pensamentos e comportamentos observados na sociedade e envolve diferentes áreas do conhecimento, permitindo um trabalho de interdisciplinaridade, aproximando as disciplinas convencionais como instrumentos enriquecedores na construção de toda a produção teatral. Além de fomentar o pensamento crítico e reflexivo sobre o comportamento no trânsito, estimulando atitudes de compromisso com a própria segurança e a do outro e fortalecer o vínculo da instituição escolar com a PRF na construção de processos criativos e práticas futuras que venham a colaborar com mudanças significativas no entorno da escola bem como no município em que está inserida.
Por meio de parcerias entre a PRF, secretarias de educação e escolas, o FETRAN destina-se a estudantes devidamente matriculados no sistema regular de ensino, das escolas públicas e privadas, do ensino fundamental e médio bem como do programa Avanço do Jovem na Aprendizagem (AJA), Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Projetos Sociais.
No FETRAN, o teatro é trabalhado como ferramenta pedagógica por professores previamente capacitados em oficinas temáticas e técnicas promovidas pela PRF com apoio de coreógrafos e pedagogos. A iniciativa é desenvolvida no contra turno escolar, dividindo-se nas categorias infantil, infanto-juvenil e juvenil.
Por iniciativa da Superintendência da PRF no Mato Grosso, o FETRAN iniciou em 2004 em uma única etapa e categoria na cidade de Cuiabá, no anfiteatro da Escola Estadual Liceu Cuiabano. Com o passar do tempo, a adesão das escolas foi aumentando e fez-se necessário criar etapas regionais e dividir em categorias: infantil, infanto-juvenil e juvenil. Mais adiante, foi incluída a categoria especial composta por alunos com necessidades especiais.
Atualmente, no Mato Grosso, o festival é realizado em seis etapas regionais e uma etapa estadual. Os alunos dos espetáculos vencedores das etapas regionais concorrem na capital do estado. As quatro categorias são premiadas com medalhas e troféus, e, desde 2005, com uma viagem cultural à Brasília, onde realizam as apresentações teatrais em evento na Sede Nacional da PRF.
No estado do Mato Grosso do Sul, a primeira edição do FETRAN aconteceu em 2010, em Campo Grande. No ano seguinte, o festival contou com a participação de algumas escolas do interior do estado, por meio de gravações em vídeo. A partir de 2012, com o aumento do número de escolas e municípios inscritos, foram acrescidas ao projeto cinco seletivas regionais além da etapa na capital do estado.
Em 2019, foi realizada a décima edição do festival, com o apoio de valiosos parceiros, como o DETRAN-MS, Fundação de Cultura do Estado (FCMS), Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), Agência Municipal de Transporte e Trânsito de Campo Grande (AGETRAN) e as Secretarias Municipais de Educação. Foram inscritos 297 espetáculos teatrais, de 152 escolas, que representam 43 municípios do estado de Mato Grosso do Sul.
Ainda em 2019, foi realizada a primeira edição do FETRAN no estado do Rio Grande do Norte, na cidade de Natal. O festival foi realizado em uma única etapa, concorrendo em uma única categoria, a infantil. A ação envolveu nove escolas, cerca de 20 professores de artes e mais de 5.000 alunos. A apresentação dos trabalhos foi assistida por aproximadamente 6.000 alunos dessas escolas e contou com a parceria do Projeto Pelotão da Cidadania Escolar da Secretaria Municipal de Educação de Natal, do Programa Ambiental do Transporte (DESPOLUIR), da Federação das Empresas do transporte de Passageiros do Nordeste (FETRONOR), do Programa Vida no Trânsito (PVT).
O FETRAN expandiu-se para outros estados brasileiros. O festival foi realizado no Rio de Janeiro nos anos de 2007 e 2008, no Espírito Santo e na Bahia nos anos de 2009 e 2010, no Amazonas e no Maranhão em 2009, Minas Gerais, Sergipe e Mato Grosso do Sul em 2010, e no Rio Grande do Norte em 2019. O Festival Temático de Trânsito é o maior projeto de educação para o trânsito, na modalidade teatro, realizado pela PRF em todo país. Durante as edições do FETRAN, o festival teve a participação de mais de dois mil espetáculos e alcançou um público de aproximadamente 200 mil pessoas.