EducarPRF
O projeto EducarPRF surge como uma alternativa para aperfeiçoar as ações de educação para o trânsito que já vinham sendo realizadas nas Escolas de forma pontual. O ponto de partida do Projeto EducarPRF foi no Estado de Minas Gerais, a partir da iniciativa da PRF, em projetos pilotos nas Escolas da região do Sul de Minas.
A necessidade de formação continuada para a sensibilização da problemática trânsito, a preocupação com a segurança dos estudantes, a responsabilidade profissional e o compromisso da PRF com a segurança no trânsito foram os fatores que nos impulsionaram, junto aos profissionais da Educação a buscar o desenvolvimento de uma metodologia que fosse capaz de introduzir a educação para o trânsito no cotidiano escolar de forma continuada e eficiente.
A aprendizagem da educação para o trânsito de forma integrada nas disciplinas escolares, indo ao encontro da Base Comum Curricular, que define a educação para o trânsito como tema transversal no ensino regular ou como eletiva nas escolas de tempo integral, foi a diretriz que impulsionou um grupo de trabalho composto por Policiais ligados a área de educação da PRF, Professores, Coordenadores Pedagógicos e Diretores a desenvolver o projeto.
A entrega foi um roteiro para a execução da ação pedagógica orientada à interdisciplinariedade, sugerindo a distribuição das disciplinas de acordo com seu eixo de afinidade, com a metodologia didática própria do professor para desenvolver o tema, tendo o suporte técnico da PRF e a estruturação de um curso EAD para capacitação dos educadores, através de uma parceria com o Instituto Federal Sul de Minas.
urgência do tema, o roteiro simples do projeto, o suporte de uma instituição de renome nacional e o alinhamento com os objetivos escolares tornam a execução do EducarPRF bastante efetiva. A proposta pedagógica do EducarPRF conquista o interesse dos alunos devido à familiaridade com o tema, pela articulação sistêmica entre o aprendizado teórico e elementos da vida cotidiana e pelo estímulo à reflexão crítica sobre ética e cidadania, a partir das relações sociais inseridas no trânsito.
Em um contexto onde tanto a Escola quanto às instituições de Segurança Pública necessitam ampliar sua função de mantenedores da paz nas relações sociais, diante das formas cada vez mais amplas de violência, a inclusão de “Educação para o Trânsito” como conteúdo transversal do Ensino Fundamental, contempla dimensões formativas importantes para o alcance de cidadania consciente, construção de uma ética da responsabilidade e regulação da convivência em sociedade.
Para que o professor possa promover a construção continuada e coletiva de conhecimentos na temática trânsito, o tema é incluído no Projeto Pedagógico da escola, de forma que todos os professores promovam transversalmente em seus conteúdos momentos de reflexão e atividades ligadas ao Trânsito. Não há mudanças no conteúdo curricular definido pela escola, somente ajustes no plano de aula para essa abordagem, permitindo que o professor estimule o ensino-aprendizagem dos alunos com base em suas vivências. Contrariando a visão simplista de preparar o condutor do futuro, o estudante é munido de conhecimentos que permitem provocar mudanças imediatas em seu convívio social.
Entendendo a capacitação dos professores como fundamental para ampliar a base técnico-pedagógica, em momento anterior à inserção do tema em sala de aula, é disponibilizado ao Professor uma capacitação na modalidade EAD, em convênio com o Instituto Federal do Sul de Minas – Unidade Muzambinho, possibilitando a interação efetiva entre os princípios e finalidades educacionais e o contexto sociocultural delimitado no EducarPRF.
Cinco eixos temáticos fundamentam a construção do conhecimento do Educar PRF: Sensibilização, Comunicação, Respeito, Estatística e Protagonismo. O objetivo é o aprofundamento da compreensão da importância de um trânsito seguro como garantidor da vida, a precedência do social na construção do processo de cidadania consciente e a convivência segura e humanizada no espaço social.
A culminância do projeto EducarPRF acontece ao final do período letivo, com atividades preferencialmente abertas à comunidade, numa mostra dos trabalhos e manifestações lúdicas e culturais desenvolvidas na escola, a partir de atividades que fomentem o protagonismo infantil, estimulem o senso crítico dos alunos e ampliem as competências e habilidades de argumentação, oralidade, persuasão, organização de ideias e empatia. Destacam-se três experiências consolidadas: Juri Simulado, Gincanas Interescolares e Peças Teatrais.
Em cinco anos de efetivação, o EducarPRF capacitou mais de 8.000 professores e envolveu em torno de 400.000 crianças, em 21 Estados da Federação. Os números vislumbram a efetividade do projeto que se constitui como uma ponte para diminuir a distância entre as teorias educacionais e as práticas que podem ser efetivadas pelos sistemas de ensino.