Notícias
Gestão Pública
Serviço Público Federal terá Espaço de Coworking no Norte da Ilha, em Florianópolis
SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS DE TODOS OS ÓRGÃOS DA ADMINISTRAÇÃO NO ESTADO DE SANTA CATARINA PODERÃO USAR A ESTRUTURA DA UNIPRF PARA DESEMPENHAR SEUS TRABALHOS
Publicado em
08/04/2021 17h15
Atualizado em
15/01/2024 12h10
O Ministério da Economia e a Universidade Corporativa da Polícia Rodoviária Federal (UniPRF), acabam de celebrar a adesão à uma iniciativa inovadora no Serviço Público Federal: a criação de um espaço de coworking disponível a qualquer servidor público da União em Santa Catarina para que desempenhe seu trabalho fora da sede do órgão federal em que está lotado.
Os espaços de coworking têm se popularizado como uma opção prática para quem necessita de um local adequado, com completa infraestrutura, para desempenhar seu trabalho. Na iniciativa privada a adoção desses espaços possibilita às pessoas trabalharem num ambiente de escritório sem ter que arcar com os custos envolvidos na locação ou aquisição de uma sala comercial. No caso do serviço público, a iniciativa - capitaneada pela Secretaria de Gestão do Ministério da Economia (SEGES) no Estado de Santa Catarina, dentro do “Programa TransformaGov” – promoverá a racionalização dos espaços da Administração Federal, proporcionando mais comodidade aos servidores, na medida em que oferecerá acesso a espaços de trabalho mais próximos de suas residências, diminuindo o tempo e custos de seus deslocamentos.
Um dos espaços disponibilizados é a UniPRF, que encontra-se instalada em ponto estratégico, na SC-401, junto ao trevo de acesso à SC-403 (que leva ao Bairro dos Ingleses). A sede nacional do ensino na PRF está a cerca de 2.500 metros do Bairro de Canasvieiras, sendo facilmente acessível de carro, bicicleta (uma ciclovia atende o local) ou transporte público a partir de todos os bairros do Norte da Ilha, consolidando-se, portanto, na escolha óbvia para receber a iniciativa na região.
Mas não é apenas a localização privilegiada que fez da universidade da PRF a escolha ideal para a implantação do projeto no Norte da Ilha. Na área em que está instalada, a UniPRF possui amplos espaços e dezenas de estações de trabalho, reversíveis para as mais diversas funcionalidades em razão das diferentes naturezas de seus inúmeros cursos que ocorrem ao longo do ano todo, atendendo não apenas a PRF como também a outros órgãos públicos das esferas federais, estaduais e municipais.
De acordo com o Gerente Regional de Administração do Ministério da Economia em Santa Catarina, Ronaldo Pinto da Silva, a iniciativa é uma forma de sinalização para modalidades intermediárias entre o trabalho remoto e o presencial, sendo os espaços de coworking já amplamente utilizados nos órgãos do Poder Judiciário. Já para o Coordenador-Geral da UniPRF, João André Rigo, “a Universidade Corporativa da PRF tem plena consciência de que a administração se encontra diante de novos desafios, e que a necessidade de racionalização do uso de recursos aponta para o compartilhamento de espaços de trabalho como uma nova realidade do período pós-pandemia.” Ainda segundo Rigo, a UniPRF, enquanto escola de governo, tem como característica a promoção de iniciativas de modernização da administração federal, e não poderia deixar de apoiar a iniciativa.
Outros órgãos em locais estratégicos que também aderiram à disponibilização de seus espaços para o coworking foram: a Gerência Regional de Administração em Santa Catarina, no centro da cidade; o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, na área continental da Grande Florianópolis, em São José.