Notícias
Educação à distância
Ensino à Distância na PRF: Economia e Praticidade
Na manhã desta quarta-feira, 24 de março de 2021, a Polícia Rodoviária Federal deu início a mais um ciclo de atualização e capacitação de seu efetivo. O Ciclo de Aperfeiçoamento Policial acontece anualmente e é obrigatório a todos os policiais rodoviários federais.
Como acontece a cada ano, docentes da PRF revisam e ministram aos demais agentes do órgão técnicas e conhecimentos fundamentais de várias disciplinas relativas ao trabalho operacional da PRF. Neste ano, porém, a ação acontece com um importante diferencial: várias matérias terão seus conteúdos adaptados para que seja possível o estudo online.
As aulas passam por um processo de revisão e ajustes, para que possam ser ministradas ao vivo a partir do estúdio montado na UniPRF (Universidade Corporativa da PRF) e transmitidas em tempo real por meio de um ambiente online de acesso exclusivo aos PRFs. Todo o material é adaptado para que os professores consigam, por meio de recursos audiovisuais, demonstrar o que usualmente fazem em sala de aula tradicional. Ao mesmo tempo, são disponibilizados grupos de chat entre os participantes que contam ainda com a participação de professores de plantão, que vão respondendo às dúvidas que surgirem ou mesmo repassando aos docentes no estúdio, caso entendam necessário.
Na aula inaugural do curso de atualização online, mais de 1.400 policiais acompanharam a aula de Enfrentamento às Fraudes Veiculares, disciplina que trata da análise de todos os elementos identificadores dos veículos automotores, que vão desde à numeração dos chassis dos veículos, passando pela análise minuciosa dos documentos de porte obrigatório, além do uso dos sistemas de informação policiais para identificar possíveis fraudes e adulterações em veículos.
Segundo a PRF Gisele Novo, coordenadora-geral substituta da UniPRF, “não há como abrir mão de tecnologias que permitam levar o conhecimento tão longe, com tanta economia e mantendo a qualidade habitual”. Na análise da equipe da UniPRF, a economia com a realização de aulas online nesse padrão é da ordem de 1 para 65, isto é: com os custos envolvidos na produção de uma aula online síncrona, como a UniPRF tem feito, é possível atingir um público 65 vezes maior do que seria possível com o mesmo investimento em aulas tradicionais, tudo isso mantendo-se a qualidade no ensino.
Entretanto, destaca a PRF Gisele Novo que mesmo com a novidade sendo bem aceita pelos professores e pelos policiais, nem todos os conteúdos podem ser trabalhados nessa plataforma. É o caso de disciplinas como as de Técnicas de Tiro, Condução Veicular Policial ou Técnicas de Defesa Policial, por exemplo. Estas, mesmo que alguns conteúdos e conceitos teóricos possam ser trabalhados de forma online, exigem a prática presencial, com acompanhamento dos professores.
As aulas de Enfrentamento às Fraudes Veiculares continuarão ao longo desta semana, e seguirão a partir do mês de abril com outras disciplinas como Gerenciamento de Crises, Estratégia Institucional e Gestão, Direitos Humanos e Cidadania e Uso Diferenciado da Força.