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Educar para a Vida
Maria Montessori, nascida em 1870, foi uma mulher muito à frente de seu tempo. Corajosa e inovadora, foi uma das primeiras mulheres italianas a concluir a formação em medicina.
Fugindo do preconceito da sociedade da época, sendo uma mulher médica, começou a trabalhar como assistente em uma clínica psiquiátrica. Lá, ela se dedicou ao estudo e à realização de experiências com as crianças portadoras de deficiências.
Fascinada pelo desenvolvimento humano, revolucionou a forma de educação e aprendizagem de crianças. Aos 28 anos, defendeu no Congresso Médico Nacional, em Turim, uma tese que afirmava que a principal causa do atraso no aprendizado de crianças com deficiência era a ausência de materiais de estímulo para o desenvolvimento adequado.
Buscando se especializar, formou-se em pedagogia e foi nomeada codiretora de uma escola especializada em crianças com deficiência. Trabalhando com pequenos, a médica e pedagoga observou que o desenvolvimento se dá pela individualidade de cada criança, da sua maneira e em seu tempo.
A educação tradicional ignorava as características pessoais de cada criança, e exigia que ela aprendesse nas mesmas condições dos adultos. As aulas se concentram no professor, que retirava qualquer autonomia das crianças, e transmitia conhecimentos de maneira vertical, sem participação da turma.
Em 1907, foi convidada para trabalhar com crianças sem deficiências e abriu sua primeira “Casa dei Bambini” (Casa das Crianças), onde aplicou o"Método Montessori". Seu método respeita a individualidade e as necessidades de cada criança, partindo do princípio da liberdade com responsabilidade e compreensão. O método revolucionou a forma de educar.
Os Pilares Montessoriano
Em seu livro "O Segredo da Infância", Maria Montessori estruturou os 6 pilares fundamentais para entender o desenvolvimento da criança de acordo com sua metodologia:
Ambiente organizado
O espaço em que a criança está inserida deve incentivá-la física e psicologicamente. Por isso, materiais e objetos lúdicos e didáticos são importantantes. Móveis baixos e de fácil acesso, assim a criança fica livre para pegar o que precisa e organizar tudo ao final.
Autoeducação
Crianças possuem uma habilidade inata e natural para aprender. Por meio do contato com indivíduos de seu meio, ela aprende sozinha a andar, falar, comer, interagir. Se inserida em um ambiente saudável e rico, a criança se desenvolverá.
Educação como ciência
Os conteúdos não devem ser transmitidos do professor aos alunos num processo vertical, mas sim construído por toda a turma, em conjunto, com a liderança participativa do professor.
Educação cósmica
Para que os conteúdos da escola façam sentido, devem estar relacionados em um todo. Quando dividimos os conhecimentos eles ficam presos em caixas e a criança não consegue vizualizar sua utilidade na vida prática
Adulto preparado
O adulto deve fornecer à criança o ambiente e a assistência necessários para que ela realize sozinha tudo que estiver a seu alcance. Para isso, deverá ser um ótimo observador e interferir o mínimo possível.
Criança equilibrada
Com o ambiente adequado e a presença de um adulto preparado, a criança está livre para desenvolver-se plenamente, de maneira equilibrada e feliz.
Fontes: Casatema, Wikipédia, Ebiografia