Notícias
Latidos e miados seguros
Um dos princípios mais enraizados na PRF é o ato de salvar vidas. No decorrer da carreira profissional, o PRF realiza este ato inúmeras vezes, seja quando promove a segurança viária fiscalizando ou com ações de educação, seja quando atende um acidente de trânsito ou quando apoia em um desastre natural.
É na UniPRF, onde ocorre a formação profissional desses servidores, que a semente de valorização da vida é plantada. Todos os treinamentos, capacitações e atualizações realizadas na UniPRF tem por finalidade a proteção da vida, desde instruções em atendimento pré-hospitalar até as de perícia de acidentes de trânsito.
Todo esse zelo em prol da vida não se restringe apenas a vida humana. Na PRF todas as vidas importam. São inúmeras as ações de combate a tráfico de animais silvestres, além de diversos bicho socorridos e retirados das rodovias federais diariamente. É nesse contexto que contamos a história do projeto "Somos todos Patinhas", idealizado por servidores policiais e administrativos da superintendência da PRF no Rio de Janeiro.
Animais abandonados e mal-tratados ganharam a possibilidade de resgate e adoção, graças ao projeto de iniciativa desses servidores em parceria com moradores locais. A cadela Kyra, por exemplo, foi resgatada com poucos dias de vida jogada em um buraco, na Rodovia Presidente Dutra. Seus seis irmãos também precisaram de cuidados especiais. Assim como a cadela Kyra e os irmãos, outros 50 cães e gatos já foram abandonados nas imediações da Dutra no período entre abril e novembro de 2021.
Kyra agora vive em companhia da irmã Luna, que passou por duas adoções anteriores, na casa de uma pedagoga que ajuda o projeto. As duas, com sete meses de idade, só sobreviveram graças a dedicação e amor que projeto proporcionou.
Além de promover a educação sobre o abandono e maus-tratos animais, o projeto “Somos todos Patinhas” resgata os animais abandonados e maltratados, viabiliza o atendimento clínico, encaminha para a castração e procura um novo lar para eles. Na missão, contam com a parceria de uma clínica veterinária local e o esforço da comunidade.
O abandono irresponsável de animais é um problema de saúde pública. O projeto tem como objetivo evitar que esses animais sofram abusos, morram de fome e frio ou sejam atropelados. A procriação descontrolada desses animais ainda pode resultar na proliferação de diversas doenças.
Uma estimativa feita pelo Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE) aponta que, a cada segundo, 15 animais morrem nas estradas espalhadas pelo Brasil, vítimas de atropelamento. Anualmente, o total de mortes de animais no Brasil por atropelamento alcança a marca de 475 milhões. O projeto “Somos todos Patinhas” tem resgatado, em média, oito animais por mês na região da Dutra.
Além de contar com a colaboração de voluntários, o projeto se mantém por meio de doações direcionadas ao tratamento e à alimentação dos animais. Os custos mensais são elevados e em um único mês, os gastos podem ultrapassar 2 mil reais. Campanhas nas redes sociais foram criadas para estimular a colaboração de doadores, uma vez que a demanda é frequente. Para conhecer mais sobre o projeto ou até mesmo adotar uma patinha entre em contato com o projeto através do perfil deles no instagram.