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Aquaplanagem, você sabe o que é?
Créditos imagem: pneubest
A aquaplanagem é um fenômeno no qual os pneus dos veículos não conseguem remover a lâmina d'água sob eles e perdem o contato com a pista. Ela pode ocorrer no momento em que está chovendo, ou logo após, e o condutor perde o controle direcional do veículo, que passa a seguir na direção em que se encontrava quando entrou na aquaplanagem.
Em curva, a aquaplanagem é ainda mais perigosa. Se os pneus perderem a aderência com o piso, o carro sairá da trajetória e seguirá em linha reta, mesmo com o motorista virando o volante.
Condições que aumentam as chances de aquaplanagem
Esse fenômeno é provocado, principalmente, pela pista molhada, mas outras condições podem aumentar as chances desse fenômeno acontecer, como:
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Velocidade do veículo acima de 80 km/h. Há menos tempo para que os pneus façam o escoamento da água em suas ranhuras;
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Qualidade do asfalto. Irregularidades e falhas no escoamento da água contribuem para a formação de poças;
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Condições dos pneus. Talvez o fator mais determinante, pois pneus muito gastos ou com a calibragem errada facilitam a aquaplanagem.
Orientações no caso de aquaplanagem
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Não freie bruscamente. Travar as rodas só aumenta a chance de perder o controle do carro.
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Tire o pé do acelerador para reduzir a velocidade. Não tente mantê-la constante, pois, dependendo do tipo de aquaplanagem, isso pode piorar a situação;
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Mantenha o volante em linha reta. Como na aquaplanagem os pneus estão deslizando sobre a água, virar as rodas não vai mudar o curso do carro, que seguirá na mesma direção. Entretanto, quando as rodas voltarem a tocar a pista, podem fazer o motorista perder o controle caso estejam viradas em outra direção
Como diminuir o risco de aquaplanagem
Como visto acima, nem todos os elementos que levam a uma aquaplanagem estão sob nosso controle. No entanto, há algumas dicas que ajudam a prevenir e evitar que isso ocorra, ajudando a diminuir os riscos.
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Verifique sempre o estado de conservação dos seus pneus. Veja se os sulcos da banda de rodagem (a área do pneu que fica em contato com o solo) estão dentro das especificações de profundidade, que deve ser maior que 1,6 mm. Pneus abaixo dessa marca representam risco não apenas na chuva, mas em qualquer situação de rodagem;
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Faça a calibragem regular de todos os pneus, seguindo sempre as recomendações do fabricante do carro. Lembre-se também de mudar a calibragem quando for viajar com o carro cheio;
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Certifique-se de que os quatro pneus são do mesmo tamanho e mesmo desenho. Nunca rode com o estepe por muito tempo, pois eles são feitos para emergências e podem ter largura diferente dos demais;
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Faça o rodízio regular dos pneus de acordo com as instruções do fabricante. Isso faz com que se desgastem de maneira mais uniforme, aumentando a vida útil e a segurança;
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Em condições de chuva, reduza sempre a velocidade. O ideal é ficar abaixo de 80 km/h. Ao avistar uma poça de água adiante, freie suavemente antes de atingi-la e nunca freie quando já estiver sobre a poça d'água;
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Fique atento ao carro da frente. Além de manter uma distância segura, observe se o rastro deixado pelos pneus dele na água são encobertos muito rapidamente. Quando isso acontece, o risco é maior.
A segurança no trânsito é um dever de todos nós. Mais importante do que chegar rápido ao seu destino, é chegar em segurança.