Notícias
Violência contra a mulher: PRF sedia evento do Agosto Lilás
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou na tarde de ontem (29), no auditório de sua Sede Nacional em Brasília (DF), o evento Agosto Lilás. A iniciativa tem por objetivo a conscientização e o debate sobre ações de enfrentamento às diversas formas de violência contra a mulher.
A campanha Agosto Lilás foi criada em alusão à sanção da Lei Maria da Penha - Lei Federal nº 11.340, assinada em agosto de 2006 - com a finalidade de criar mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher. Além disso, a campanha propõe a criação de mecanismos que ofereçam assistência e proteção às vítimas de violência doméstica e familiar e iniciar um movimento de conscientização da sociedade quanto aos tipos de violência, seja ela física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial.
Neste sentido, o Agosto Lilás busca dar visibilidade ao tema, ampliar os conhecimentos sobre os dispositivos legais existentes, bem como prestar esclarecimento sobre as diversas formas de violência doméstica, os direitos das mulheres e ações que promovam a equidade de gênero.
No evento, em que foram debatidos assuntos diversos pertinentes ao tema, estiveram presentes o Diretor-Geral da PRF, Fernando Oliveira, o Diretor Executivo da PRF, Antônio Jorge, a Diretora de Gestão de Pessoas da PRF, Andressa Cabral Araújo Borges, a Diretora de Inteligência da PRF, Nádia Zilotti, a representante da área temática de Direitos Humanos, Liamara Cararo, a Presidente da Comissão Nacional da Mulher, Bruna Bacelar, a Diretoria de Direitos Humanos e Políticas Sociais da FENAPRF, Martha Maria dos Santos, e a Superintendente Executiva do PRF/DF, Laura Anjos. Ademais, o evento contou ainda com uma mesa redonda composta pelas palestrantes Mariana Aquino, Juíza e Ouvidora da Mulher da Justiça Militar da União, Myrelle Jacob Gonçalves, representante do Ministério da Gestão e Inovação e consultora do GT interministerial para elaboração do Plano de Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação na Administração Pública Federal e Aline Yamamoto, Diretora de Proteção de Direitos da Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência Contra Mulheres.
Assista à cerimônia na íntegra por meio do link: https://www.youtube.com/live/ttDk5dG4KxY?si=zJjTYXpeg3LGV6H5